TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Operações

Exames: Administração De Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  3.400 Palavras (14 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 14

ATPS – Administração da Produção e Operações

ETAPA 1 – PASSO 1 - 4.

Just in Time:

Dentro dos conceitos da Engenharia de Produção e da Administração de Empresas, o sistema Just in Time em linhas gerais determina que nada deve ser fabricado, montado, comprado ou transportado antes da hora certa.

A engenharia simultânea:

É a melhor maneira de organizar o fluxo de tarefas relacionadas ao desenvolvimento e modificação de produtos.

Tecnologia de Grupo:

É um enfoque moderno aplicado ao estudo de sistemas de manufaturas utilizado por muitas indústrias.

Consórcio Modular:

São investidores que trabalham em parceria. Além de capacidade técnica que deve ser comprovada, deverão atuar individualmente em suas áreas de especialidade, garantindo o cumprimento integral de prazos e especificações. Cada parceiro será responsável por todos os custos direta ou indiretamente envolvidos em sua área de atuação, sendo os resultados obtidos, rateados

proporcionalmente a participação de cada um.

Células de produção:

o conceito de célula de produção é bastante difundido e aplicado por várias empresas em muitos países, nos mais diversos setores da economia de produtos e serviços, possui a finalidade de simplificar o planejamento, diminuir o tempo de produção e aumentar a produtividade, melhorando a satisfação dos trabalhadores.

Comakership :

É a integração dos sistemas de produção entre clientes e fornecedores, formando uma cadeia produtiva, sendo esse um aspecto relevante para o sucesso de uma relação de comakership.

Sistemas Flexíveis de Manufatura:

É um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação. Esta flexibilidade é geralmente enquadrada em duas categorias, que ambas contem inúmeras categorias. ( habilidade de mudar a ordem de operações executadas/ habilidade de usar múltiplas máquinas para fazer a mesma operação)

Manufatura Integrada por Computador:

É um sistema de produção automatizado, desde a entrada da matéria prima, a passagem pelas diversas estações de usinagem, até o controle dimensional da peça e sua armazenagem final.

Benchmarking:

Método para comparar desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, naprópria ou em outra organização, entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da organização e implementar melhorias significativas.

Produção Customizada:

È todo o produto que é fabricado conforme pedido e necessidade do cliente.

ATPS – Administração da Produção e Operações

PASSO 2 - EMPRESA

Nome da empresa: CEEE

Localização: Centro – Pelotas, RS

Tipo de segmento em que atua: Distribuição de Energia

Porte: Grande

Produtos comercializados: Energia Elétrica

Público-alvo: Consumidores Residências, Comerciais e Industriais.

Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Lucas Guterres – Téc. Eletrotécnico.

PASSO 3 (Equipe)

Levantar, na empresa escolhida, informações sobre o sistema de produção, descrevendo os três elementos básicos: entradas (inputs), saídas (outputs) e as funções de transformação.

ENTRADAS: Energia elétrica transportada pelas linhas de transmissão até as subestações de rebaixamento.

FUNÇÕES DE TRANSFORMAÇÃO: Energia elétrica recebida na subestação e distribuída para redes urbanas e rurais em tensões menores, necessidade de mão de obra especializada.

SAÍDAS: Energia elétrica entregue em alta e baixa tensão, nas residências, comércios e Indústrias.

ATPS – Administração da Produção e Operações

ETAPA 2

Introdução

Este trabalho tem como foco demonstrar um estudo sobre o consórcio modular da Volkswagen, destacando conceitossobre o assunto. Sendo a crescente competitividade na qual levou a empresa utilizar esta estratégia para buscar novas formas de se manter no mercado. Baixar custos, agregar valores aos produtos, inovar processos e gestão estão entre as muitas iniciativas tomadas.

Algumas empresas, com sistema de produção complexos, com células de produção, tinham dificuldade em alocar recursos produtivos em momentos de baixa produtividade em seu módulo, embora outros módulos (ou células) estivessem com capacidade de produção no limite.

O consórcio modular e a fábrica de caminhões da Volkswagen

O Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores. Pode-se supor que, caso a experiência continue se mostrando bem sucedida como parece ser, poderá, no futuro, tornar-se um novo paradigma do modelo de organização da produção e da organização do trabalho em diversos setores da economia mundial.

No inicio da década de 90, deu-se o início da abertura econômica brasileira. Anteriormente o mercado brasileiro era altamente protecionista, onde nossos produtos eram protegidos com altas taxas de importação favorecendo o mercado local.

Exemplo disso era a indústria automobilística brasileira na qual tanto as montadoras e as indústrias de autopeças se encontravam totalmente atrasadastecnologicamente e organizacionalmente para competir com a indústria mundial. (Abiq & Zilboviqius;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com