TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Produção

Trabalho Universitário: Administração De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Pensar em administração da produção é saber que ela sempre existiu, deste o início de tudo os homens sempre procuração uma melhor forma de produzir armas para casar, polia rochas para várias finalidades, afim de melhorar a sua qualidade de vida.Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal acaba e a descoberta das máquinas, em 1764 começa se a substituição das pessoas pelas máquinas, surgindo as primeiras fabricas.

O just in time significa na hora certa, este sistema pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo, pois só se fabrica depois do produto vendido. O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, o just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção.

Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes. A partir dessa definição surgiram muitas outras. O conceito de Engenharia Simultânea tornou-se muito mais abrangente, podendo incluir a cooperação e o consenso entre os envolvidos no desenvolvimento, o emprego de recursos computacionais (CAD/CAE/CAM/CAPP/PDM) e a utilização de metodologias (DFx, QFD, entre outras).

A Tecnologia de Grupo reúne os objetos com atributos similares em famílias, que são definidas por TATIKONDA & WEMMERLÖV (1992) como uma coleção de objetos que dividem características específicas (de projeto, manufatura, compras, etc.) identificadas para um propósito bem definido. Todos os objetos em uma família requerem métodos similares de tratamento e manuseio, e os ganhos de eficiência são atingidos pelo processamento conjunto dessas peças. O projeto e a manufatura são os principais campos de aplicação da TG. Na manufatura os ganhos de eficiência vêm da: redução dos tempos de setup, programação em sequência de peças de uma mesma família, melhoria no controle do processo, planos de processo e instruções padronizadas, formação de células de manufatura e aumento da qualidade.

Em modelos modulares a questão fundamental é a coordenação entre empresas compradoras e fornecedoras, pois em seu conceito os parceiros trabalham dentro da planta da montadora, nos seus respectivos módulos. É de responsabilidade do parceiro a montagem do módulo e a conexão deste módulo na linha de montagem final. Cada parceiro deve prover recursos materiais, peças e subconjuntos necessários na montagem, e os recursos humanos que atendam às necessidades e aos objetivos de qualidade estabelecidos pela montadora. A montadora é responsável pelo planejamento do produto, marketing, vendas e pós-vendas, desenvolvimento do produto e pela liberação final do produto e aprovação do planejamento de sistemas de qualidade de cada módulo e da fábrica como um todo. Como principais vantagens, o consórcio modular permite a redução nos custos de produção e investimentos. Diminui ainda os estoques e o tempo de produção, aumentando a eficiência e produtividade, além de tornar mais flexível a montagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com