TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Produção

Monografias: Administração De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A administração de produção, são organizações que produzem bens e serviços. A função da produção na organização e a união de recursos destinados de bens e serviços.

Segundo o autor Petrônio G. Martins e Fernando Piero Laugeni a administração de produção, e entendida como um conjunto de atividades que elevam a transformação de um bem em outro com maior utilidade. Contudo compreenderemos sobre a historia da administração de produção ate os dias de hoje, entendo seus conceitos e em seguida as funções de transformação de uma empresa, entradas (inputs) e saídas ( outputs).

Historia da administração da produção

No primeiro estágio da evolução da história da administração de produção eram utilizados ferros e metais para a transformação de um bem tangível em outras utilidades, os transformando assim em utensílios mais eficazes, anos depois as pessoas os foram terceirizando, surgindo assim os primeiros artesanatos da produção organizada, gerando encomendas e até estimulavam prazos para entrega.

Mais tarde a produção artesanal obteve uma queda por causa da revolução industrial que já lançaram os maquinários a vapor por James Watt em 1790 e foi diminuindo cada vez mais a mão de obra humana e passando a usar mais hoje em dia as maquinas e equipamentos eletrônicos mais modernos.

Conceitos

JUST- IN-TIME (JIT)

Esse sistema denominado Jit foi desenvolvido na Toyota motor company, no Japão por Taiidri Ono, visando sobretudo o combate ao desperdício no processo de produção, usando o mínimo de matéria prim. Pois é necessário um controle rígido para que o abastecimento aconteça exatamente quando solicitado, com qualidade , evitando gerar estoque em excesso , escassez ou desperdício do produto , assim colocando o componente certo , no lugar e na hora certa , pois a aplicação certa do Jit levou a empresa a obter mais lucros e melhor retorno de capital, deixando os estoques bem menores , os custos mais baixos e com melhor qualidade do que com os sistemas convencionais.

ENGENHARIA SIMULTÂNEA

È uma abordagem sistemática para o desenvolvimento simultâneo de produtos que enfatizam o atendimento das expectativas dos clientes, incluindo valores de trabalho em equipe tais como cooperação, confiança e compartilhamento. Assim que decisões sejam tomadas no início do processo em grandes intervalos de trabalho paralelo incluindo todas as perspectivas do ciclo de vida, é onde um ambiente de desenvolvimento, na qual a tecnologia de projeto auxiliado por computador, também utilizada para melhora do produto.

Tecnologia de grupo

É um conjunto de técnicas manufatureiras que tem como objetivo explorar as similaridades básicas de peças e processos manufatureiros a partir de sua classificação ou condição, ou seja, famílias podem ser classificadas por tamanho, forma, fabricação, volume, etc.

CONSÓRCIO MODULAR

A Volkswagen foi a primeira fábrica no mundo em utilizar esse conceito, na divisão de caminhões e ônibus, onde vários parceiros trabalhavam juntos dentro da planta da Volkswagen, onde para a montagem dos veículos, também são responsáveis pelas operações na linha de montagem, trabalhando juntos é necessário que haja uma padronização e especificação dos processos.

As principais vantagens da utilização modular é que ela permite a redução nos custos de produção e investimentos, assim aumenta a eficiência e a produtividade.

CÉLULAS DE PRODUÇÃO

È uma unidade de manufatura ou serviços que consistem em uma ou mais estações de trabalho, tendo como objetivo maior velocidade de produção, exigindo assim maior participação de todo o processo com todos os funcionários, visando assim melhorias no controle da qualidade podendo assim detectar e corrigir na própria estação.

DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE

È uma metodologia que visa no projeto do produto, as principais exigências do consumidor, afim de não somente atende-las mais também suplantá-las, a qualidade e desdobramento em funções, onde os objetivos em cada um dos estágios do ciclo de desenvolvimento de um produto desde sua pesquisa e também do desenvolvimento do produto como um todo.

Comakership

È uma forma de relacionamento entre clientes e fornecedores, muitas empresas aperfeiçoaram seus procedimentos criando processos de integração e parceria com seus fornecedores na intenção de um melhor relacionamento.

Atualmente fala-se muito na cadeia de suprimentos e a relação fornecedor- cliente, resultando em nova relação de parceria.

Assim o grau de evolução torna os conceitos confiança mútuo, participação e fornecimento de qualidade assegurado.

SISTEMAS FLEXÍVEIS DE MANUFATURA

Um sistema de fabricação, onde certa qualidade de flexibilidade, que permite que o sistema reaja no caso de alteração, ou seja, situação prevista ou imprevisível, inclui a capacidade do sistema de ser alterado para novos tipos de produtos e a capacidade do sistema ao ser alterado para novos tipos de produtos e a capacidade de mudar a ordem das operações executadas, A segunda categoria tem a capacidade de utilizar varias maquinas para realizar a mesma operação.

MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR.

A manufatura integrada por computador, a integração de todas as atividades envolvidas na manufatura sendo elas: compra, vendas, projeto, planejamento, etc. Tal integração ocorre através de uma rede de comunicação e de um software gerenciado como finalidade de melhorar a excelência organizacional, pessoal e produtivo.

Benchmarking

E relacionado com setores e organizações direto e indireto esse acompanhamento nas empresas forma lideres, onde envolve mais praticas processo e técnicas, podendo obter a melhoria através da criatividade e com isso alcançar seus objetivos esperados. pode se declarar que a procura do consumidor e tem motivado as empresas a si atualizarem, com novas técnicas de produção e melhoria na produtividade.

Sistema de produção da empresa pontal diesel

Empresa: Pontal Diesel Bombas injetoras

Localização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com