TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Produção

Trabalho Universitário: Administração De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A Administração da Produção tem função de analisar o crescimento administrativo, com técnicas de melhorias na gestão da produção de bens e serviços. As organizações hoje em dia precisam do controle funcional sobre a produção de bens e serviços.

A Administração da Produção cuida, com direcionada funcionalidade, dos processos de bens e serviços, razão da existência das organizações.

2 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

Administração da Produção conduz as operações que processam os bens e serviços, de modo amplo, dentro do seu conceito clássico, com o planejamento, direção, controle e a organização, para um melhor controle, tendo uma relação direta com todos os setores da organização.

A Administração da Produção direciona-se para uma especificidade de um produto ou um serviço, obedecendo à sistematização de resultados da organização.

No caso de uma organização na produção de serviços, as entradas são de diversas maneiras transformadas em vários modos de saídas, como produtos/serviços.

O controle na produção de bens e serviços, com qualidade, é fundamental para os bons resultados.

A produção é o núcleo importante de todas as atividades das organizações e das empresas em particular. A Administração de Produção tem a responsabilidade de gerenciar o acompanhamento nas fases desde a entrada (bens e serviços) e os processos seguintes, tendo sempre o objetivo para um resultado produtivo com qualidade. O grande destaque está na excelência operacional. O resultado é usado todos os dias. É esse o ponto de separação das empresas bem-sucedidas em relação a outras (HERRERA., 2007).

O cenário organizacional também vem se modificando a cada dia e o motivo para essa mudança é a frequente busca pelo tão desejado sucesso. Essas modificações se dão em todas as áreas da organização, desde a produção, até a saída do produto. Portanto hoje em dia, todos os comerciantes procuram oferecer o que há de melhor para seus clientes.

Um dos fatores mais exigidos pelos clientes é o arranjo físico de uma organização, uma vez que com isso, mostra-se a atenção especial que a organização tem com sua clientela.

O layout (arranjo físico) corresponde ao arranjo de diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além de preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas. (CURY., 2005).

Com esse contexto, pode-se ter o tamanho da importância que um arranjo físico faz numa organização.

Para uma organização, uma das essências do planejamento, é o MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais), que significa um conjunto de técnicas que utiliza as listas de materiais, dados do controle e estoque, para calcular as necessidades que a organização necessita, acionando assim, o controle e emissão de pedidos para o estoque e produção.

A administração de produção tem a filosofia JIT (Just in Time), onde enfoca que as comprar de materiais só devem ser feitas em quantidade e no momento exato da necessidade da produção, assim as empresas não terão estoques de materiais, pois os fornecimentos de materiais devem ser feitos no momento certo do inicio da produção, melhorando assim o processo produtivo.

Se analisarmos melhor está filosofia, podemos perceber que com isso, a manutenção de maquinas e equipamentos nas organizações será menos realizada, uma vez que a duração das mesmas se estenderá, e vale ressaltar que o Just In Time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »