TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Produção

Artigos Científicos: Administração De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Passo 1 1) Pesquisar, na bibliografia padrão - PLT e em outras fontes disponíveis na biblioteca de sua unidade, a evolução histórica da administração da produção desde a revolução industrial até os dias de hoje. Retomar os principais conceitos sobre Just in time; Engenharia Simultânea, Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função qualidade; Comakership; Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada.

2) Elaborar uma síntese de aproximadamente 500 palavras sobre os temas citados.

A APO E SUA EVOLUÇÃO

A Administração da Produção e Operações (APO) administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização.

A função produção existe desde a origem do homem, dado que este produzia as ferramentas e os utensílios necessários para prover suas necessidades de sobrevivência.

Com o passar do tempo, as pessoas passam a produzir bens mais elaborados, até mesmo para revender a terceiros, dando origem aos artesãos e a forma de produção organizada, dado que estes estabeleciam prazos de entrega, precificação etc.

A administração de Produção e Operações evoluiu até sua forma atual através da combinação de práticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção.

Taylor atravésde seu conceito e sistematização de produtividade, no fim do séc. XIX (procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção), tem papel fundamental, no surgimento do conceito de produção em massa, por Henry Ford na década de 1910, caracterizada pela produção de grandes volumes de produtos extremamente padronizados.

Essa busca na melhoria da produtividade por meio de novas técnicas definiu o que se denominou engenharia industrial e com ela outros conceitos importantes que exerceram impacto nos avanços da APO, tais como:

Just-in-time

É uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O sistema característico do Just in Time é de "puxar" a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário. Como se pode perceber pela designação o controle da produção é feito enquanto o bem é produzido, e não no fim.

Engenharia simultânea

Assim como o “Just-in-Time”, a Engenharia Simultânea ou mais modernamente chamada de Desenvolvimento Integrado de Produto e Processo é uma filosofia e não uma tecnologia. A Engenharia Simultânea usa a tecnologia para atingir seus objetivos (BENNETT;LAMB, 1995).

O principal objetivo da Engenharia Simultânea ou Desenvolvimento Integrado de Produto e Processo é a diminuição do tempo desde o pedido até a entrega, para um novo produto, com custo mais baixo e maior qualidade. Isto é alcançado através do desenvolvimento paralelo, ao invés de sequencial, das diferentes etapas que compõem o Projeto do Produto, com o emprego de times ou equipes multidisciplinares (“cross-functional teams”) (BENNETT; LAMB, 1995). Segundo Syan (1994) estes times devem conter pessoas de vários departamentos da empresa, incluindo os principais fornecedores e clientes.

Tecnologia de grupo

A Tecnologia de Grupo (TG) é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc

Traz diversos benefícios como redução no tempo de produção, redução na quantidade de estoque intermediário, melhor qualidade das peças, redução custo de Mão de obra direta, redução na área ocupada, aumento de satisfação no trabalho, etc.

Consórcio modular

É uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes faziam parte da atribuição da empresa, entre esta e seus fornecedores. A primeira fábricano mundo a adotar esse tipo de conceito foi a Volkswagen, na divisão de caminhões e ônibus, de Resende, no Rio de Janeiro. Diversos parceiros trabalham juntos dentro da planta da VW, nos seus respectivos módulos, para a montagem de veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com