TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Produção

Casos: Administração De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

Perguntas e respostas sobre Administração da Produção

1. O que é produzir?

É transformar uma coisa em outra de maior valor. Transformar algo, através de processos específicos, agregando valor.

2. E o que seria “administrar a produção”?

Gerir estrategicamente os recursos produtivos escassos, coordenando os processos de forma a atender da melhor forma possível as necessidades e desejos dos consumidores, gerando os melhores resultados para a organização.

3. Duas dimensões, cujo conhecimento é fundamental para a administração da produção, são VOLUME e VARIEDADE. Explique cada uma delas.

Volume: é a quantidade a ser produzida. Quando os volumes são altos há maior preocupação com a eficiência, pois as margens são baixas e o ganho vem através da produção em grande escala.

Variedade: é quantidade de itens diferentes a serem produzidos. Organizações com o foco na variedade produzem produtos de alto valor agregado, portanto, bastante customizados.

4. Liste e explique os papéis que a produção deve assumir dentro da organização.

Implementadora: é a produção colocando em prática a estratégia organizacional.

Apoiadora:é a produção oferencendo as condições para que a estratégia seja implementada da melhor forma possível.

Impulsionadora: é a produção oferecendo mais do que se esperava dela, buscando vantagem competitiva.

5. Liste e explique os objetivos de desempenho. Para que eles servem?

Qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. Tem o objetivo de mostrar ao mercado no que a empresa quer se diferenciar dos concorrentes.

6. Ainda falando de “gestão da produção”, não podemos esquecer que é necessária uma ligação com a estratégica da empresa, portanto, devemos entender o que é uma estratégia. Explique o que ela é.

A empresa define um conjunto de ações para chegar a um determinado objetivo. Esse conjunto passa a ser orientador de todas as decisões que são tomadas na organização.

7. As estratégias de produção podem ser classificadas em quatro perspectivas: top-dowm, bottom-up, requisitos de mercado e recursos da operação. Explique cada uma delas.

Top-dowm: Quando a estratégia de produção sofre influências de cima para baixo e estas intereferem nessa estratégia de produção. Podem ser coisas como a Estratégia Corporativa ou decisões de diretoria, por exemplo.

Bottom-up: É a experiência diária ou a competência operacional que direcionam estratégias de produção (o quê sei fazer bem?).

Requisitos de mercado: Demandas do mercado levam a ajustes na estratégia da operação. Podem ser necessidades dos clientes, ações dos fornecedores ou influências do momento que produto vive (ciclo de vida).

Recursos da operação: Características internas dos recursos produtivos impõem limitações ou oferecem melhores condições para a operação (ex.: incapacidade de investimentos ou possibilidade de melhorias em função de máquinas novas).

8. O que é um projeto?

É a atividade de definir todos os aspectos físicos ou conceituais necessários ao processo produtivo. Tem como objetivo maximizar a capacidade da organização, através de seus produtos, satisfazer as necessidades dos clientes.

9. Qual o impacto da criatividade como ferramenta de projeto?

Interfere diretamente na capacidade de inovação da organização. Nos dias de hoje a inovação é uma dos principais aspectos de diferenciação de um organização.

10. Explique os critérios utilizados para de projeto (viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade).

Viabilidade: É o fato de a empresa ter o valor necessário, ou ter como conseguir, para o investimento necessário para transformar o projeto em produto no mercado.

Aceitabilidade: O lançamento do produto vale a pena? Será que a margem de resultado atende as expectativas dos acionistas?

Vulnerabilidade: Qual o tamanho do erro que a empresa suporta? Se o projeto der errado a empresa tem como sobreviver?

11. Os processos também são projetados. Neste contexto temos cinco processos de manufatura: projeto, jobbing, lotes, em massa e contínuo. Explique cada um deles.

Projeto: Destinado a produtos de alta variedade, baixo volume (muitas vezes produto único), customizados, em com os recursos produtivos dedicados.

Jobbing: Bastante similar ao projeto, contudo com uma quantidade diferente de um. Os recursos produtivos são compartilhados entre os diferentes produtos.

Lotes: Bastante flexível este processo atende produtos em larga faixa de variedade ou volume. É bastante usado em produtos que compõe um portfólio de produtos e podem retornar diversas vezes para a produção. Não se produz toda a previsão de uma vez. Essa previsão é divida em partes e cada parte denominada Lote.

Em massa: Utilizado para produtos produzidos em grandes volumes e com uma baixa variedade. Tal processo denota o uso de processos padronizados. As atividades são repetitivas e previsíveis. O produto permite interrupção do processo produtivo.

Contínuo: Também focado em produtos de produção em larga escala, contudo caracterizado pelo fato de uma parada do processo ser onerosa ou tecnicamente inadequada.

12. Assim como na manufatura (produção de bens), os serviços têm seus processos a serem projetados: serviços profissionais, lojas de serviço e serviços de massa. Explique cada um deles.

Serviços profissionais: Serviços com elevado nível de customização em envolvimento do cliente. Há um elevado contato entre cliente e prestador de serviço, este último dedicado a atividade.

Loja de serviços: É um processo intermediário entre serviços profissionais e de massa, assimilando características dos dois processos. Há etapas padronizadas, mas na maior parte do tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com