TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Produção E Operação

Exames: Administração De Produção E Operação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

A Administração de Produção e Operação é a forma que a organização administra a produção de seus bens e serviços, isso através de um gerente responsável pela tomada de decisão.

A administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados polia pedra em busca de um utensilio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começa a contratar ajudantes e a estabelecer prazos de entrega e classificar prioridades. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. Com a descoberta da maquina, em 1764 começa se a substituição das pessoas pelas maquinas, surgindo as primeiras fabricas.

A evolução não parou, surgiu em 1790 a padronização dos componentes e projeto de produto, aumentou a preocupação com a produtividade com melhor qualidade e menor custo. Em 1910 a produção em massa aumentou a qualidade da produção e com grandes volumes e logo depois veio a produção enxuta introduzindo outros conceitos como:

Just-in-time

É o gerenciamento da produção usando o mínimo de matéria prima possível. Requer um rígido controle de abastecimento.

Engenharia simultânea

Envolve a participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto, até mesmo clientes e fornecedores.

Tecnologia de grupo

É uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes para agrupar em um único processo produtivo.

Consórcio modular

A primeira fábrica no mundo a adotar esse tipo de conceito foi a Volkswagen, na divisão de caminhões e ônibus, diversos parceiros trabalham juntos dentro da planta da VW, nos seus respectivos módulos, para a montagem de veículos.

Células de produção

São pequenas unidades de manufatura com mecanismos de transporte e estoques intermediários entre elas. São dispostas em “U” com o objetivo de haver maior produção. Visa também obter um melhor controle de qualidade pois o defeito é, muitas vezes, detectado na própria estação.

Desdobramento da função qualidade (QFD)

( Quality Function Deployment-QFD) : como o próprio nome sugere, a qualidade é desdobrada em funções que primam por procedimentos objetivos em cada estágio do ciclo de desenvolvimento do produto, desde a pesquisa até a sua venda

Comakership

O termo pode ser traduzido como “Co-fabricação” , pois o fornecedor participa ativamente, envolvendo-se com as várias fases do projeto, como seu planejamento, custos e qualidade, pois possui a garantia de contratos de fornecimento de longo prazo. O COMAKERSHIP representa o mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor

Sistemas flexíveis de manufatura

São máquinas de controle numérico interligadas por um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com