TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos

Ensaios: Administração De Recursos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE UNIDA DE SUZANO – UNISUZ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

WELLINGTON ROST VIDAL LOBO

ESTUDO E RESUMO DO CAPITULO VI DO LIVRO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS

RESUMO

SUZANO

2014

WELLINGTON ROST VIDAL LOBO 6316

ESTUDO E RESUMO DO CAPITULO VI DO LIVRO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS

Exercício apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Administração de Recursos e Materiais, do Curso de Administração da Faculdade Unida de Suzano – UNISUZ sob a orientação da prof. Fábio Spregiaro

SUZANO

2014

RESUMO

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

Que são recursos patrimoniais? No que o processo de sua aquisição difere do processo de aquisição de bens materiais?

Resposta: São bens adquiridos esporadicamente e utilizados no dia-a-dia da empresa e que necessitam de uma atenção especial na hora da compra, ex: prédios, equipamentos, veículos etc, que precisam de estudos detalhados sobre o que será comprado, de qual forma, e os riscos que podem trazer, bom é necessário um planejamento antes de realizar a compra.

O Petróleo

Palavra derivada do grego que tem seu significado “óleo da pedra” é uma substancia oleosa menos densa que a água, em sua composição tem uma combinação complexa, hidrocarbonetos, nitrogênio, oxigênio, enxofre, níquel e vanádio. O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua prospecção envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais se destacam benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio. É o carro chefe destas commodities o mais valorizado e também o mais competido entre empresários e países por todo o mundo.

Origem

Não se sabe ao certo, porém estudiosos acreditam que sejam restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares.

Jazidas

Ocorrência anormal de minerais, constituindo um depósito natural que existe concentrado em certos pontos da superfície do globo terrestre, o petróleo é encontrado na natureza não como uma espécie de rio subterrâneo ou camada liquidas entre rochas sólidas, ele sempre é encontrado impregnando rochas sedimentares como o arenito. Como estas rochas são permeáveis, vão seguindo até ser detido por rochas impermeáveis formando as jazidas.

Extração na terra

O petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos (como o “cavalo de pau” mostrado na figura a seguir) que bombardeiam o petróleo para a superfície.

Extração na terra

Se o petróleo for muito denso é preciso injetar vapor de água aquecido sob pressão por meio de um segundo poço cavado no reservatório. O calor do vapor diminui a viscosidade do petróleo e a pressão ajuda a empurrá-lo para cima no poço. No mar, essa extração é mais difícil, sendo feita com a utilização de equipamentos especiais de perfuração e extração por meio de bombas em plataformas e navios-sonda. Há vários tipos de plataformas para exploração de petróleo em alto-mar, veja as principais:

O refino do petróleo

Petróleo bruto, tal como sai do poço, não tem aplicação direta. Para utilizá-lo, é preciso fracioná-lo em seus diversos componentes, processo que é chamado de refino ou destilação fracionada. Para isso, aproveitam-se os diferentes pontos de ebulição das substâncias que compõem o óleo, separando-as para que sejam convertidas em produtos finais.

O processo começa pela dessalinização do petróleo bruto (1) em que são eliminados os sais minerais. Depois, o óleo é aquecido a 320° C em fornos de fogo direto (2) e passa para as unidades de fracionamento, onde podem ocorrer até três etapas diferentes. A etapa principal é realizada na coluna atmosférica (3): o petróleo aquecido é introduzido na parte inferior da coluna junto com vapor de água para facilitar a destilação. Desta coluna surgem as frações (4) ou extrações laterais, que ainda terão de ser transformadas (5) para obter os produtos finais desejados. A maioria dos produtos é a seguir objetos de tratamentos suplementares para melhorar sua qualidade: reforma catalítica, hidrodessulfuração. É obtida finalmente toda uma série de produto dos que respondem as necessidades dos consumidores: carburantes, gasolinas especiais, combustíveis e produtos diversos.

Derivados

Cerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com