TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Serviços

Trabalho Escolar: Administração De Serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DO CASO: O MERCADO DE PRODUTOS ÉTICOS

A preocupação com a "origem ética" dos produtos é uma tendência mundial, e o mercado brasileiro segue os mesmos parâmetros. O consumidor brasileiro quer informações sobre a origem dos alimentos, e estão se recusando a comprar produtos que causam danos ambientais.

O texto reflete exatamente essa questão, há uma mudança no comportamento da sociedade, que influencia diretamente o mercado e a economia. O consumo de alimentos considerados saudáveis movimenta bilhões de dólares ao redor do mundo, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) esses alimentos estão em crescente em mais de 120 países.

O consumo desses alimentos está se globalizando, não sendo um fenômeno que atinge somente os países desenvolvidos, a sociedade como um todo está buscando melhorar sua qualidade de vida, tendo alimentos saborosos, com qualidade, de origem comprovada, e principalmente se a empresa que os produzem, cooperam para melhorar o meio ambiente.

Os alimentos orgânicos são os resultados de uma forma de produção agrícola, pecuária, avícola, que adota o sistema que exclui ou evita o uso de fertilizantes solúveis e pesticidas químicos nas operações de cultivo, ou seja, com o crescimento do consumo, a oferta e a produção desses alimentos está acompanhando o ritmo, aumentando muito nos últimos anos, influenciando na economia mundial.

A tecnologia vem se desenvolvendo no sentido de criar produtos que não agridam o meio ambiente, tornando os alimentos mais puros. Toda essa mudança na sociedade é chamada de Fair Trade, que é um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.

Comércio justo procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. Sua missão é promover a equidade social, a proteção do ambiente e a segurança econômica através do comércio e da promoção de campanhas de conscientização

A crescente nesse mercado se dá também, pois o consumidor está disposto em pagar mais por produtos orgânicos, que trazem associados atributos sociais, ambientais, de saúde, depende bastante da sua condição econômica, pois esses produtos geralmente são mais caros do que aqueles produzidos pelo método convencional. Isso é uma mudança na consciência e da educação da sociedade, visando algo mais saudável e justo.

Em cima de toda essa análise, é possível direcionar o perfil de consumidor que se quer atingir, servindo como orientação para a produção, comercialização e marketing, além de revelar a importância e a dimensão que isso está atingindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com