TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração E Suas Vantagnes

Seminário: Administração E Suas Vantagnes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 15

O Projeto inicial era construir apenas um armazém para a produção de trigo e, um frigorífico para abate de gado de corte, atividade de destaque no município naquela época. Dia 08 de novembro de 1970, nove horas da manhã. O salão paroquial da Igreja Matriz de Campos Novos foi palco da pioneira iniciativa de 100 produtores que acreditaram no projeto de constituição de uma cooperativa que é referência no setor agropecuário, a Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos.

O trigo era a principal cultura agrícola na região na década de 70. Aliás, foi justamente a busca por métodos apropriados de armazenamento do cereal que motivou um grupo de produtores a unir forças e formalizar uma cooperativa agrícola. Em 1971, um ano após ser constituída, um dos principais objetivos – a construção de um armazém – já se tornava realidade. A nova unidade recebeu naquele mesmo ano a produção de uma excelente safra, 24.389 sacos (60 kg cada) foram armazenados. Era apenas o início de uma trajetória de sucesso.

Em agosto de 1972, em Assembléia Geral os associados decidiram promover uma campanha para incentivar o plantio da soja no município e, para isso, passaram a visitar os produtores em suas próprias residências. Em busca de maiores informações sobre a cultura, fizeram viagens ao Rio Grande do Sul. Em poucos anos, o trigo já não era mais a principal cultura agrícola e, soja, milho, feijão e forrageiras (aveia e azevém) começaram a conquistar espaço.

A implantação de um departamento técnico composto por diversos Engenheiros Agrônomos e Veterinários reforçou a assistência aos associados, possibilitando a profissionalização no setor de grãos e o início de novas atividades como o gado de leite e a suinocultura. A partir de então, a Coopercampos passava a se firmar como o alicerce de seus associados, garantindo condições de produção e de comercialização. O número de sócios aumentava e a cooperativa crescia cada vez mais.

O planejamento estratégico que passou a ser implantado na década de 90 – prevendo ações de longo prazo – garantiu um novo rumo aos negócios da cooperativa. Foi nesta época que se passou a planejar o crescimento da suinocultura e a possível construção de um frigorífico para industrializar a produção. Meta que, se tornou realidade.

A formação de Comitês Educativos para aproximar ainda mais a cooperativa e seus sócios assim como a profissionalização dos mesmos através de orientações, cursos e do acesso a novas tecnologias foi essencial para o fortalecimento das atividades desenvolvidas. Estas ações, aliadas ao bom planejamento da diretoria possibilitaram que muitos períodos de crise pudessem ser superados sem maiores consequências. Excesso de chuva ou seca e planos econômicos abalaram o sistema e, causaram até o fechamento de algumas cooperativas. Mas, neste período os sócios desempenharam papel fundamental para garantir a estabilidade da cooperativa através do aumento de capital e da reprogramação de suas atividades na propriedade.

Neste trabalho será apresentado como a empresa trata os 4 P’s, em sequência será descrito a entrevista feita com um funcionário da empresa de como eles tomam as decisões de marketing, após uma pesquisa de mercado e por fim negociação e conflitos, todos os tópicos com base no que foi estudado nas disciplinas de marketing, pesquisa de mercado e negociação.

2. EMPRESA

Sede

A Coopercampos está localizada em Campos Novos, estado de Santa Catarina, município denominado “Celeiro Catarinense”.

Dados de Campos Novos

Altitude: 964,23 m

Latitude: 27º24’ Sul

Longitude: 51º12’ Norte

Precipitação média anual: 1.851,7 mm

Precipitação média trimestre (março/abril/maio): 144,6 mm

Temperatura média de maio a setembro: 13,3ºC

UR% média de maio a setembro: 77,3

Temperatura média anual: 16,5ºC

Dados Cadastrais

Razão Social

Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos

Endereço da Administração Central

Rodovia BR 282 - Km 338 - N.23

Bairro Boa Vista - Caixa Postal 161

CEP 89620-000

Campos Novos | Santa Catarina

Fone 49 3541 6000

Fax 49 3541 6033

2.1. MARKETING I

2.1.1. Como a empresa trata cada um dos 4 P’s – produto, preço, praça e promoção.

2.1.1.1. Produto

Cereais

A Coopercampos está sempre investindo para que seus associados tenham maior lucratividade em seus negócios. Informações sobre as tecnologias disponíveis são disponibilizadas através de reuniões, palestras, dias de campo, viagens técnicas no Brasil e exterior, proporcionando ao produtor maior produtividade.

Os grãos de soja, trigo, milho e feijões produzidos na Coopercampos são destinados ao consumo humano e industrialização, abrangendo o mercado interno e externo.

Com uma equipe capacitada o departamento comercial opera em mercados nacional e internacional, sendo responsável pela comercialização dos grãos entregues na Coopercampos. Realizam as operações comerciais através da Bolsa de Chicago, Coberturas Cambiais, Swaps, Fowards via bancos de primeira linha, e Mercado a Termo e Futuro na Bolsa Mercantil e Futuros.

Para agilizar o processo de recebimento da produção de seus associados, a Coopercampos mantém unidades armazenadoras estrategicamente localizadas. O objetivo é estar o mais perto possível e assim facilitar ao produtor a entrega, reduzir as despesas com fretes e agilizar a atividade de colheita. As unidades armazenadoras têm capacidade para mais de 470 mil toneladas, e todas são estruturadas com avançados equipamentos para descarga, limpeza e secagem dos grãos. Um sistema composto por automação de termometria e aeração instalado em todas as unidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com