TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Finaceira

Trabalho Escolar: Administração Finaceira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera Educacional – FAC 2

Ciências contábeis

Administração Financeira

Atividades Práticas Supervisionadas

EDILSON PEREIRA DE GODOY

Campinas / SP

2013

Conteúdo

RESUMO 3

Os objetivos da administração financeira, qual seu arcabouço teórico e quais ciências ajudam o executivo a realizar a gestão financeira de sua empresa com eficácia. 4

Escreva cada uma das formas como uma empresa pode se estabelecer no Brasil e explique as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas. 5

Por que o dinheiro tem valor diferente ao longo do tempo? 6

Todos os tipos de projeto e investimento possuem o mesmo nível de retorno? 6

Quais são as três condições desejáveis para o crescimento contínuo do valor de um ativo? 7

Por que o capital é um recurso limitado? Fundamente suas respostas com exemplos. 8

Quais são as vantagens e desvantagens da utilização do método payback para orçamento de capital? 8

RESUMO

Neste trabalho identificamos como um administrador pode ter sucesso em uma organização, levando em conta o objetivo de maximizar riqueza ou o valor de um negocio.

Os objetivos da administração financeira, qual seu arcabouço teórico e quais ciências ajudam o executivo a realizar a gestão financeira de sua empresa com eficácia.

Conforme já mencionado pelo autor do PLT, a Administração financeira é um conjunto de conhecimentos econômicos e financeiros que tem como objetivo maximizar a riqueza ou o valor de um negócio. Ela traz seu escopo às mudanças do mundo contemporâneo. Suas técnicas, métodos quantitativos e estrutura conceitual vêm sendo ampliada, o que aumenta sua relevância para as organizações.

Administração financeira enquanto ciência pode ser subdividida em três grandes segmentos: Finanças corporativas, mercado financeiro, e finanças pessoais conforme a abaixo.

Finanças Corporativas: Estuda os processos e tomada de decisão nas empresas. O Mercado financeiro debruça-se sobre os comportamentos dos mercados. O Administrador financeiro precisa de uma visão integral da organização para detectar oportunidades e ameaças, tanto internas, quanto externamente. Também é imprescindível a capacidade de analisar dados e informações e fazer inferências acerca dos comportamentos e ações futuras.

Escreva cada uma das formas como uma empresa pode se estabelecer no Brasil e explique as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Os exemplos abaixo são de base no livro texto.

1 - FIRMA INDIVIDUAL

É a forma mais antiga e mais utilizada. Representa 80% das empresas existentes, porém suas vendas representam 10% do total das empresas. Nesse modelo, um profissional liberal abre uma firma de maneira rápida e fácil, pois não requer aprovação de órgãos reguladores, e começa a trabalhar. A forma de tributação é simples, pois todos os proventos da firma são lançados no imposto de renda individual do proprietário.

Porém, esse tipo de firma também tem desvantagens, como, por exemplo, não conseguir captar recursos em bancos e outras fontes de financiamento (como a bolsa de valores). Além disso, o dono da empresa responde com capital próprio caso a firma cause prejuízos a terceiros.

2 - SOCIEDADES POR COTAS

É uma forma de organização em que dois ou mais sócios se unem para abrir uma empresa. Pode ser comparada a uma firma individual, porém com mais de um dono. É dividida em sociedade geral e sociedade limitada.

Nas sociedades gerais, os proprietários são responsáveis de maneira ilimitada sobre os prejuízos que a empresa possa causar a terceiros.

Nas sociedades limitadas, os proprietários possuem responsabilidade limitada.

3 - SOCIEDADES POR AÇÕES

Pode ser formada por uma pessoa ou um grupo de pessoas e domina o comércio mundial. Geralmente são grandes empresas e negociam ações em bolsas de valores.

Os proprietários, também chamados de acionistas, possuem responsabilidade limitada ao valor que investiram na empresa, ou seja, se a empresa causar prejuízos a terceiros, o acionista responde até o valor que ele investiu, não comprometendo seu patrimônio pessoal.

Essas empresas possuem diretores e administradores escolhidos pelos acionistas e conseguem ter acesso a fontes de financiamento mais facilmente que os outros tipos de empresas, pois possuem grande porte e muitas regras de divulgação de seus resultados ao mercado, conferindo-lhes maior transparência na administração, o que, de maneira indireta, transmite confiabilidade aos investidores.

Por que o dinheiro tem valor diferente ao longo do tempo?

Falar sobre dinheiro me faz lembrar historias de pessoas que guardava dinheiro embaixo do colchão como forma de economizar. E que tiveram grandes perdas no Governo Fernando Henrique cardo co mo plano real (1994).

Como mencionado no PLT pag.51 “mais vale um pássaro na mão do que dois voando” o dinheiro hoje vale mais do que no futuro. Se com R$ 100 você compra uma blusa hoje, daqui um ano pode ter certeza que não será mais R$ 100. Isso porque estamos num pais em que a inflação sobe incontroladamente, é e um dos fatores que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com