TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Finaceira

Seminário: Administração Finaceira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Seminário  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Qual empresa é a maior criadora de riqueza da América? De acordo com um recente artigo da Fortune, a vencedora é a Coca Cola. Os investidores confiaram $ 10,8 bilhões aos administradores da Coke, os quais fizeram com que o investimento crescesse para $ 135,7 bilhões. A diferença entre o valor de mercado de $ 135,7 7 bilhões e os $ 10,8 bilhões que os investidores forneceram à Coke é chamada de Valor de Mercado Adicionado (Market ValueAdded), ou MVA. Assim, desde o início da empresa, os administradores da Coke adicionaram uma quantia estonteante de $124, 9 bilhões à riqueza de seus acionistas. A General Electric, A Microsoft Intel e a Merchsão as seguintes na lista da Fortune como criadoras de MVA.

Existe alguma forma de selecionar uma empresa hoje que , no futuro, seja provável criadora de uma riqueza superior? A Fortunepublicou que StevenEinhorn, responsável pela pesquisa da GodmanSachs, junto com outros analistas, usam uma ferramenta chamada Valor Econômico Adicionado (EconomicValueAdded), ou EVA, para avaliar as empresas, enquanto as empresas usam o EVA para medir o desempenho e determinar bonificações para a administração.

O que é o EVA exatamente? Desenvolvido pela empresa de consultoria Stern Stewart &Company , o EVA é designado para medir a verdadeira lucratividade da empresa para um dado ano. Para encontrá-lo, deduzimos do lucro operacional (EBIT) o valor do imposto de renda, encontrando, assim, o NOPAT. Em seguida, deduzimos do NOPAT o WACC ou custo médio ponderado de capital. Resumidamente, tem-se EVA = NOPAT – WACC.

A ideia do EVA é bastante simples: as empresas são realmente lucrativas e criam valor somente se seus lucros excedem o custo de todo o capital que usaram para financiar as operações (WACC ou CMPC). A medida de desempenho contábil - lucro líquido - considera o custo da dívida , a qual aparece nos demonstrativos contábeis como despesas financeiras ou com juros, entretanto não considera o custo do capital próprio. Portanto, uma empresa pode reportar um lucro líquido positivo, mas não ser lucrativa no sentido econômico se seus lucros líquidos forem menores do que seu custo de capital próprio. O EVA corrige esta esta imperfeição ao reconhecer que para medir apropriadamente o desempenho de uma empresa é necessário considerar também o custo de capital próprioe não somente o custo do capital de terceiros. Afinal de contas, os gestores administram, prioritariamente, o empreendimento para os seus acionistas e não para o público externo.

Os administradores criam Eva por meio do desenvolvimento, implementação e manutenção de projetos que geram retornos maiores do que seus custos de capital. Em média, os projetos da Coke renderam 36%, os quais ultrapassaram imensamente seus 9,7% de custo de capital. Como resultado, a Coke teve um EVA de $ 2,4 bilhões, o que é fantástico. Por outro lado, o projeto da RJR Nabisco lucrou, em média, um fraco 6,2%, muito menos que seu custo de capital, de 9,8%, ocasionando um EVA negativo em $ 1,2 bilhão. O EVA representa o valor adicionado durante um único ano. O MVA representa o valor total criado desde o início da empresa. Assim há uma correlação óbvia entre EVA e MVA. Portanto, devido ao EVA negativo da RJR, não é surpresa que o MVA de seu período de vida foi negativo em $ 12,0 bilhões. Observe, entretanto, que o EVA para um dado ano poderia ser negativo, mas uma empresa poderia ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com