TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Finaceira

Artigo: Administração Finaceira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................8

5 ANEXOS...................................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de identificar e mostrar a importância do fluxo de caixa, o que é custo de oportunidade e exemplificar sua utilização em uma empresa, qual a finalidade e se toda empresa deve possuir orçamento empresarial, o que é payback descontado, qual a diferença entre tributos, taxas e impostos, conceituando competência tributaria e mercado de capitais e ao final do trabalho apresentar a estrutura do sistema financeiro nacional bem como suas funções, e elaborar uma estratégia caso saldo seja positivo ou negativo utilizando os produtos bancários justificando a escolha.

O trabalho engloba as disciplinas de Administração financeira e orçamentária, Direito tributário e Mercado de capitais, com base nas aulas e em leituras foi desenvolvido o mesmo.

Serviu de base para o presente trabalho as informações referentes à Empresa “GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRONICOS S.A”, sobre a qual foram realizados os orçamentos necessários para análise e elaboração de uma estratégia de investimento.

2 DESENVOLVIMENTO

A administração como um todo necessita de varias ferramentas para conseguir que uma empresa possa obter lucros e controle de suas atividades, uma dessas ferramentas é o fluxo de caixa, indispensável para que o administrador financeiro consiga obter informações claras e corretas, para que as decisões sejam tomadas com precisão. Com o avanço tecnológico e a concorrência de mercado as empresas passam por momentos de dificuldade e incertezas e o fluxo de caixa é uma ferramenta capaz de identificar as necessidades da empresa em gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos e responsabilidades em um determinado período, podendo ser de curto ou longo prazo, pois o mesmo constitui o movimento de entradas e saídas de caixa, bem como as variações no saldo da conta.

O custo de oportunidade é quando renunciamos algo em troca de outro item que poderá ter melhor valor em economia, também podemos defini-lo como “o preço da renuncia de um bem de modo a se obter outro bem”, onde a melhor escolha é aquela que maximiza a satisfação econômica. Atualmente ele não é utilizado somente nas decisões de investimentos como também nas decisões internas de preço de transferências, decisões de utilização ou aluguel do espaço e decisões de comprar ou produzir.

O orçamento empresarial é indispensável em uma empresa ou organização, pois é a partir dele que podemos ter noção do controle das operações de curto e longo prazo. Um bom planejamento é à base de uma empresa, com ele temos direção de como os negócios irão transcorrer. O orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é por em pratica as decisões a serem tomadas focando e identificando os pontos de suma importância dentro da empresa. As principais etapas para elaborar o orçamento empresarial são: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de custos diretos, orçamento de custo de matéria-prima, orçamento de custo de mão-de-obra direta, despesas de vendas e administrativa e projeção de financeiros. Sem jamais esquecer que o orçamento empresarial embarca quatro pontos muito importantes na gestão e no orçamento empresarial: a lucratividade, a rentabilidade, a liquidez e o risco.

Em algumas empresas utiliza-se o Payback Descontado é quase o mesmo que o Payback simples, a única diferença entre eles é que no primeiro descontamos o seu fluxo de caixa e o fator tempo também é levado em consideração e reduz os pagamentos futuros, porém o fator tempo no valor dinheiro é levado em consideração. O Payback descontado é definido como o número de anos necessários para recuperar o investimento dos fluxos de caixa descontados, levando em consideração o custo do capital, mostrando o ano que ocorrerá o ponto de equilíbrio depois que os custos do capital forem cobertos, indiferente se for capital próprio ou de terceiros.

Não tem como fugir, qualquer estabelecimento tem impostos, taxas e contribuições a pagar e é bem comum ocorrer confusão entre eles, todos estes são tributos cobrados e criados por entes públicos, podendo ser município, estado e união. A taxa é um tributo vinculado a uma atividade estatal relacionado ao contribuinte, onde o poder público presta serviço ao cidadão, um exemplo: taxa para emissão de um documento ou taxa para limpeza pública. Os impostos podem incidir sobre a renda ou sobre o consumo e servem para o financiamento de serviços universais como: educação e segurança. Temos ICMS, IPI, PIS, CONFINS e ISSQN. As contribuições estão divididas em dois (2) grupos:

- Especial que é cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como INSS e PIS.

- Contribuição de melhoria é quando ocorre uma melhoria que resulte em beneficio ao contribuinte, quando é feito o asfaltamento de uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria.

A competência tributária é o poder de criar tributos, sendo o mesmo conferindo pela Constituição Federal à União, aos Estados e aos municípios, a constituição determinou esse poder de criação de tributos impondo limites.

Mercado de Capitais é um sistema de distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com