TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Finaceira E Orçamentaria

Ensaios: Administração Finaceira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

O vasto conhecimento sobre as funções, o papel, os objetivos, as áreas de decisões na administração financeira é de fundamental importância na gestão das empresas.

É preciso conhecer o mundo das finanças, para isso se faz necessário aprofundar o conhecimento através da pesquisa, para facilitar o entendimento sobre o assunto afim de que o administrador financeiro faça as melhores decisões nas empresas.

A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA (FINANÇAS) é a arte e a ciência de administrar fundos, praticamente todos os indivíduos e organizações obtém receitas ou levantam fundos gastam ou investem. Finanças ocupam-se do processo de instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

As principais áreas de finanças podem ser visualizadas por meio de uma revisão das oportunidades de carreira nesse campo. Essas oportunidades podem, para facilitar, ser dividida em duas amplas partes: serviços financeiros e administração financeira.

O campo de finanças está estreitamente relacionado ao da economia. O administrador financeiro deve ser capaz também de utilizar as teorias econômicas como diretrizes para realizar operações comerciais com eficiência. O princípio econômico básico usado em administração financeira é a análise marginal.

Relacionamento financeiro com a contabilidade. Essas funções estão estreitamente relacionadas e em geral se sobrepõem: de fato a administração financeira e a contabilidade nem sempre se distinguem facilmente. Em pequenas empresas geralmente o controller assume a função financeira e em grandes empresas muitos contadores estão intimamente ligados a várias atividades financeiras.

A Administração Financeira tem como objetivo maximizar o valor de mercado do capital existente e maximizar a riqueza dos proprietários da empresa.

CAPÍTULO 1 - O que é Administração Financeira?

Primeiramente o administrador precisa controlar todos os custas da empresa para que sua rentabilidade seja maior, assim podendo investir seus recursos e maximizando o lucro empresarial.

Para um melhor investimento dos recursos empresariais, os administradores contam com várias ferramentas sofisticadas. Afinal os horizontes das finanças se ampliaram, dando ênfase nas formas de orçar com eficácia os recursos escassos e investir capitais no ativo ou projetos que apresentam o melhor balanceamento de risco vs retorno.

O principal papel do Administrador Financeiro é o relativo à tesouraria da empresa, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentido é necessário buscar um pleno entendimento da Administração de Caixa da empresa e o Custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo.

O Administrador Financeiro tem como função principal administrar as finanças da organização e isso é uma tarefa bastante difícil e complexa, afinal precisa controlar datas dos vencimentos, captando recursos quando é preciso a um custo mais baixo ou ainda, o melhor, aplicando as sobras nos investimentos mais atraentes, antevendo as possibilidades de investimento em novos projetos.

O maior desafio do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com