TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Fincanceira

Monografias: Administração Fincanceira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS – Administração Financeira e Orçamentaria

Administração Financeira e Orçamentária - Tipos de Negócios 

A administração financeira corresponde os esforços despendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo te em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez. Na verdade a função financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas. Além disso, a função financeira abrange numerosos outros aspectos, além do indicado até agora. Se fossemos distinguir finanças das outras funções nas empresas, a característica escolhida para diferenciar seria o tempo, pois os dias, meses, anos ou décadas. Na realidade todas as outras funções dentro de uma empresa com fins lucrativos visam um maior rendimento, maior aproveitamento, lucro, investimento, etc., tudo necessita de um certo cálculo financeiro.

Finanças e sua importância - Pode-se definir Finanças como a arte e a ciência de administrar fundos, praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na pessoas, empresas e governos.

Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa e do valor das suas ações.

O que é  maximização da riqueza - É a contribuição para o valor da empresa pela seleção daqueles investimentos que possuem a melhor compensação entre risco e retorno. E como se define compensação entre risco e retorno? Dado um nível de risco, é a taxa desejada de retorno que justifica a execução de um investimento.

O que faz o Administrador Financeiro - A função de gestão financeira geralmente é associada a um alto executivo da empresa, denominado freqüentemente diretor financeiro ou vice-presidente de finanças.

Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros. 

Riscos e Retorno

Para quem está querendo começar a investir é muito importante saber a identificar a relação entre risco e retorno, uma das coisas mais importante que um investidor deve saber é que não existe retorno sem risco, ou seja, quanto maior o risco de um investimento, maior o retorno esperado ou quanto menor o risco mais baixo será o seu retorno. De modo geral, risco é uma medida de da volatilidade ou incerteza dos retornos, e retornos são receitas esperadas previstas em qualquer investimento independente do grau de risco. Dizemos que a escolha do risco de um investimento é decisão mais importante, através dessa escolha você assume nível de risco que está disposto a correr no mercado financeiro. O risco está associado ao grau de incerteza sobre o investimento no futuro. Quanto maior o grau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com