TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Interdiciplicar

Dissertações: Administração Interdiciplicar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

A interdisciplinaridade é a grande mola para a preparação da era pós-industrial, eliminando compartimentos estanques, limitadores do ato de educar. Estamos diante da complexidade a qual exige novas maneiras de perceber nova novas maneiras de perceber, nova postura e novo parâmetro de pensar. O complexo nos convida a um novo modo de pensar e a uma ordem nova,de grande beleza, profunda, irreversível (WERNECK 1998 p 20).

Racionalismo: forma de pensamento que visa em procurar, estabelecer e propor caminhos fundamentados na lógica, na razão para alcançar determinados fins.

Racionalismo técnico é uma proposta econômico-administrativa que provem a eficiência com a concomitante redução de custos. Visão anatômica da organização em termos formais, isto é, a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional compõem a estrutura organizacional, suas relações formais (que podem ser vistas no organograma) e suas funções (atividades) dentro do todo, que assegurem a máxima eficiência.

Estrutura é a forma como as pessoas se ligam umas às outras na organização. A estrutura empresarial é expressa pelo organograma. A parte física da empresa, isto é, as instalações e maquinas pode-se dar o nome de infraestrutura.

Evolução da Teoria da Administração: Sempre em busca da maior eficiência, culminou naturalmente em apresentar um conjunto de disciplinas, já que a especialização contribui para a eficiência. Segundo Alarcão (2001), a educação está fortemente marcada pela educação está fortemente marcada pela disciplinaridade (divisão em disciplinas), o que dificulta a preparação para viver a complexidade contemporânea, não potencializando o desenvolvimento global do ser humano.

Princípios Gerais da Administração: Basicamente expressam o pensamentode Taylor em Administração Científica: cada trabalhador faria, de acordo com suas aptidões, a tarefa mais elevada possível; cada trabalhador deveria produzir em quantidade igual ou superior a um padrão estabelecido (com base na produção de um trabalhador hábil, não excepcional, da sua classe e no horário normal de trabalho); remuneração por unidade produzida.

Divisão do trabalho: Para Adam Smith (1983), o sistema econômico é, na sua essência, uma vasta rede de inter-relações de produtores especializados, fundamentada na propensão (tendência) à troca ao intercâmbio e à transação à troca, ao intercâmbio e à transação. O trabalho é dividido em várias etapas, buscando-se, por meio da simplicidade de cada tarefa, aumento de produtividade e remuneração proporcional ao volume produzido. proporcional ao volume produzido. A divisão do trabalho leva ao aumento da produtividade, e, portanto, ao aumento do volume da produção.

Especialização: Para Taylor, a especialização elimina todos os elementos estranhos, a fim de que a atenção esteja concentrada na tarefa essencial. A divisão do trabalho consiste em uma especialização para aumentar a eficiência aumentar a eficiência.

Unidade de comando: o agente deve receber ordens de um único chefe e, para tal, deve estar vinculado a um determinado departamento.

Redução de custos: De acordo com Porter (1986), a competição entre empresas intensificou-se de forma drástica ao longo das últimas décadas, em praticamente todas as partes do mundo. Poucos são os setores remanescentes Poucos são os setores remanescentes em que a competição ainda não interferiu na estabilidade e na dominação dos mercados. Por razões de sobrevivência, as empresas tornam-se maiores.

Economias originadas pelo crescimento das empresas: Economia de escala: por produzirem em maior quantidade, as empresas maiores conseguem ter um custo menor por unidade produzida. Segundo Pindyck e Rubinfeld (1992, p. 222), “economias de escopo estão presentes quando a produção conjunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com