TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadológica

Trabalho Escolar: Administração Mercadológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  4.037 Palavras (17 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 17

1. Introdução

A empresa de pequeno porte Na Onda da Moda Ltda tem a pretensão de revender as confecções de marca consagradas pelos consumidores e, em larga escala, buscando cada vez mais conseguir a fidelidade dos clientes.

A oportunidade para a instalação de uma confecção de jeans, geralmente, está ligada à identificação de um nicho a ser explorado, na maioria das vezes, ligado à população de baixa renda que, por não ter acesso aos jeans de marcas renomadas devido a seu alto custo, é receptiva às marcas desconhecidas, desde que o preço seja acessível e ofereça modelos atuais. Embora as grandes empresas controlem o mercado de jeans, este é bastante amplo, porém, será fundamental desenvolver canais de distribuição eficazes. Uma alternativa cada vez mais adotada é montar uma oficina que se concentre em alguma das etapas do processo produtivo, prestando serviços para terceiros e adaptando o jeans de acordo com os desejos do cliente.

A missão é comercializar produtos de moda com qualidade a preços competitivos excelência na prestação de serviços, conquistando a liderança, sempre orientados pelo mercado.

A visão é encantar a todos é nossa realização.

Os valores seriam respeito aos clientes, aos colaboradores, aos fornecedores, ao patrimônio e aos princípios da empresa. Honestidade e verdade em todas as ações e atitudes humildade, estando aberta a sugestões, novas ideias e conceitos. Prudência no uso de recursos da empresa. Lealdade, serenidade e franqueza entre todos os colaboradores da empresa. Sigilo no tratamento das informações. Justiça nas decisões, baseando-se sempre nos princípios e valores da empresa. Igualdade no tratamento com as pessoas.

O marketing tem sua origem no fato de que os seres humanos têm necessidades e desejos. Estes criam, nas pessoas, um estado de desconforto, que é aliviado pela aquisição de produtos e serviços, geralmente por meio de trocas. O Marketing é a função da empresa encarregada de definir os objetivos dos clientes e a melhor forma de satisfazer suas necessidades e desejos, de maneira competitiva e lucrativa, e abrange as atividades que visam à viabilização de trocas potenciais. A tarefa fundamental do profissional de Marketing é a gestão da demanda: desejo apoiado pela possibilidade de pagar.

Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de produtos, serviços e ideias. Segundo Drucker: ‘Marketing é conquistar e manter clientes a função única da empresa’.

Na nova economia, as necessidades e desejos tornaram-se extremamente heterogêneos e complexos. Os clientes têm acesso a informações e fontes de fornecimento como nunca antes. A competição tornou-se acirrada e as empresas concorrem na busca de ganhos de eficiência (menores custos) e de diferenciais (mais valor) para conseguir clientes e torná-los fiéis.

O poder de escolha migrou, rápida e dramaticamente, da indústria produtora para os mercados consumidores. Os profissionais de marketing no século XXI se veem obrigados a tomar decisões cada vez mais complexas, em um ambiente crescentemente competitivo, com pressão de tempo, de recursos e dos maiores riscos. Nessas condições, a gestão inteligente da informação e do conhecimento torna-se, virtualmente, a única fonte consistente de vantagem competitiva.

2. Desenvolvimento

A empresa tem um posicionamento satisfatório no mercado local, com clientes fieis.

2.1 Plano de Marketing

1. Sumário Executivo

O presente Plano de Marketing visa estabelecer as condições necessárias para introduzir na rede de varejistas Na Onda da Moda Ltda, na cidade de São José do Norte e Rio Grande, a marca Levis. Tendo como principais clientes homens e mulheres das classes, na faixa etária de 18 a 60 anos ou mais.

Desde a abertura da loja matriz em 2000 na cidade de São José do Norte, apresentou crescimento, o que motivou sua dona a abrir uma filial na cidade vizinha de Rio Grande. Mesmo tendo de enfrentar uma grande concorrência, as vendas sempre estiveram em um nível satisfatório.

Entretanto, para aumentar as vendas em 20% sugere-se a implantação de uma estratégia de treinamento de funcionários para a busca de fidelização de clientes em relação à marca.

2. Situação atual do mercado

Mercado

Considerando os resultados obtidos com a venda do ultimo ano, bem como na promoção, preço e pontos de vendas, fica notória a viabilidade de atingir o resultado programado.

Produto

O produto aumentará as vendas, pois já está bastante tempo no mercado. E conhecido e tem qualidade.

Concorrência

Existem muitos concorrentes, estes são capazes de criar grande diferencial para o seu produto.

3. Análise de SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

As principais forças (pontos fortes) da empresa tendo em vista que o publico alvo da rede de lojas é do segmento pode-se dizer que sua localização é ótima, tornando – se um dos seus pontos fortes.

Principais fraquezas (pontos fracos) da empresa. Não possui uma diferenciação especifica tornando-se, portanto, uma loja sem imagem fixa na mente dos consumidores.

Principais oportunidades que o ambiente externo proporciona. Aumento da demanda por produtos da linha Levis, por se tratar de um produto bonito, com qualidade e por ser bastante conhecido.

Principais ameaças que o ambiente externo apresenta. Existem muitos concorrentes em suas proximidades.

4. Estratégias para os 4Ps

O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado alvo. Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, os 4P’s de marketing: produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação). Esses termos vêm do inglês product, price, place and promotion.

Componentes do Mix de Marketing

Como comentado na introdução, o mix de marketing é composto pelos 4P´s, os quais: produto, preço, praça e promoção. A figura 1 mostra as variáveis específicas sob cada P.

A mesma figura 1 mostra a empresa preparando um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com