TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadológica

Exames: Administração Mercadológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  6.219 Palavras (25 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 25

Introdução

É comum relacionar marketing à ideia de “enganação”, o que tem origem em várias causas, entre as quais podemos destacar o momento histórico que caracteriza a introdução do marketing no Brasil. As ações de marketing eram aplicadas na venda de produtos de qualidades inferior, numa época em que a economia nacional estava resguardada da concorrência externa. O marketing era usado também em campanhas políticas para eleição de candidatos que não gozavam de boa reputação. Expressões como “tal produto é só marketing” ou “tal político é fruto do marketing” refletem o sentido pejorativo que o marketing acabou por adquirir.

Outra causa que podemos citar é o entendimento equivocado que se faz dos termos marketing, publicidade, propaganda e vendas. Além disso, existe a crença de que um produto ruim não pode prescindir do marketing para estar no mercado, enquanto produtos de qualidades não precisam utiliza-lo, o que se constitui em outro equívoco.

Mesmo assim, muitas pessoas acham que marketing significa uma forma de despertar desejos nos clientes, quando na verdade ele é um estudo das necessidades e desejos dos clientes para, de posse destas informações, oferecer a eles exatamente o que eles desejam.

“Marketing é entender e atender clientes”

Prof. Raimar Richers

1 Etapa

Empresa Escolhida:

O grupo escolheu a empresa Multi Paraty Mercado Ltda, a qual faz parte de uma rede de supermercados que possui 66 lojas espalhadas pelo estado do RJ. Angra Reis, Paraty, Araruama, Belfort Roxo, Duque Caxias Guapimirim, Itaboraí, Itaguai, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

Nome: Multi Paraty Mercado ltda.

Localização: Rua 21, s/n, LT 01 Quadra k – Portão de Ferro – Bananal – Paraty – RJ – Cep:23970-000 – CNPJ: 07.126.663/0001-04

Segmento em que atua: Comercio varejista de Alimentos

Porte: Médio porte com 138 funcionários

Missão: Buscar a qualidade nos serviços e produtos a fim de sempre superar as expectativas dos clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores e acionistas, através da credibilidade e integração.

Valores: ● Integração

● Credibilidade

● Valorização da pessoa

● Comprometimento

● Simplicidade

● Renovação

Produtos Comercializados: alimentos perecíveis

Público-alvo: Cliente

Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Filipe Gomes da Silva – Gerente – (24) 99937-3446

Marketing para o século XXI

Um bom marketing pode ser considerado papel fundamental para o sucesso. O bom marketing é devidamente planejado através das técnicas e ferramentas disponíveis. É uma “arte” e uma “ciência”, em que os profissionais da área buscam encontrar as soluções para os desafios do século XXI.

O cenário econômico vivenciado no século XXI; teve um papel fundamental para prosperar as empresas financeiramente ou fazê-las sobreviver. É preciso haver receita para que haja resultados, ou seja, deve haver uma demanda por produtos que seja suficiente para que a empresa obtenha lucros. A importância do marketing se estende para toda a sociedade, pois por meio dele vários produtos foram introduzidos no mercado e conquistaram a aceitação dos consumidores. Através do marketing, há a inspiração do aprimoramento dos produtos existentes. Portanto, um marketing bem feito, gera demanda de produtos, pois buscam novas maneiras de satisfazer os clientes e superar a concorrência. Os profissionais de marketing precisam entender as últimas evoluções do mercado e se adaptar a elas, como a internet. Então, os profissionais de marketing devem decidir os recursos adequados para projetar em um novo produto, como estipular preços, onde vender bens ou oferecer serviços, quanto gastar com propaganda, vendas, Internet e marketing digital. Esses recursos devem ser sempre baseados no ambiente da Internet, onde mensagens são trocadas em tempo real, com rapidez.

O marketing busca suprir as necessidades dos consumidores gerando lucros para as empresas. O marketing identifica e satisfaz as necessidades humanas e sociais.

A American Marketing Association define: o marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e o processo de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valores para os consumidores, clientes, parceiros e sociedades como um todo.

A administração de marketing acontece quando pelo menos uma das partes do processo de troca tem interesse de respostas da outra parte. Portanto, o papel da administração marketing é selecionar os mercados-alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação; entrega e comunicação.

Há duas definições diferentes para o marketing, uma sob a perspectiva social e outra pela perspectiva gerencial. Segundo a definição social, o marketing é um processo social que proporciona um padrão de vida melhor, pois os indivíduos obtêm o que necessitam por meio da criação, oferta e trocas de produtos. Já a definição gerencial, o marketing é a arte de vender produtos. Contudo, o seu objetivo é fazer com que o produto ou o serviço possam se vender sozinhos.

2 Etapa

Como elaborar um plano de marketing

Ter um bom plano de marketing ajuda a valorizar a sua empresa. “ O planejamento de marketing auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas. Chamamos de plano de marketing a todos os detalhes de ação que são feitos para lançamento ou preservação de um produto ou serviço no mercado. Para elaboração de um plano de marketing, é importante se levantar e apresentar todas as informações que serão necessárias e as estratégias que se pretende aplicar para ter sucesso.

Vejamos os tópicos que devem ser considerados para elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com