TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mercadológica

Ensaios: Administração Mercadológica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  4.569 Palavras (19 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 19

Curso de Graduação em Administração

Disciplina Administração Mercadológica

14 de Junho de 2013

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Atividade apresentada como requisito para conclusão da disciplina Administração Mercadológica do curso de graduação em Administração, tendo como professor de Ensino a distância (EAD) Ma. Fabiana Biazetto e como tutor de ensino a distância (EAD) Henrique Lacovo Irineu

Introdução

Relatório apresentado ao Centro Universitário Anhanguera Educacional como exigência parcial para aprovação na disciplina Administração Mercadológica. A Administração Mercadológica visa gerenciar todo o planejamento do mercado a fim de realizar uma detecção mercadológica das necessidades do consumidor e levar a ele os produtos ou serviços de forma que o mesmo deseja. Como a administração mercadológica é uma das áreas ligadas à administração de empresas, é de grande importância que o profissional de marketing tenha também os conhecimentos de administração de empresas. Marketing não se refere apenas à propaganda e publicidade, e sim a um campo complexo de análise de mercado implantando estratégias que levem ao consumidor um composto de fatores que influenciam em sua decisão de compra.

Marketing para o século XXI

De acordo com as duas leituras sugeridas: “Marketing para o século XXI”, pudemos perceber que houve muitas mudanças no estilo e no modo de se ver o marketing praticado pelas empresas. Na década de 1960, a bibliografia era basicamente descritiva. Existiam três abordagens. A abordagem da mercadoria descrevia as características dos diversos produtos e o comportamento dos consumidores em relação aos mesmos. A abordagem institucional descrevia como funcionavam as diversas organizações do marketing, tais como atacadistas e varejistas e a abordagem funcional que descrevia como as diversas atividades de marketing — publicidade, força de vendas, política de preços — atuavam no mercado. O que levava os gestores a verem o marketing sob o ponto de vista administrativo, no qual, em qualquer lugar, os gestores de marketing deparavam-se com inúmeras decisões difíceis: tinham de escolher com cuidado os mercados-alvos, desenvolver as características e os benefícios ideais do produto, definir um preço efetivo e decidir sobre o tamanho e a alocação adequados da força de vendas e dos diversos orçamentos de marketing. Além disso, tinham de tomar essas decisões a despeito das informações incompletas e da dinâmica do mercado em constante mudança. Os gestores de marketing, a fim de tomarem as melhores decisões, precisavam analisar os mercados e a concorrência em termos sistêmicos, interpretando as forças em atuação e suas diversas interdependências.

Antigamente toda a teoria de marketing focava somente em empresas que precisavam obter lucros, depois foi percebendo-se a necessidade de se abordar o marketing também para organizações que não visam lucros, ou até mesmo considerando idéias como: as faculdades competem por alunos; os museus procuram atrair visitantes; as organizações de artes cênicas querem conquistar mais público; as igrejas buscam fiéis, e todos buscam patrocínio. Os indivíduos também realizam atividades de marketing: políticos buscam votos; médicos procuram pacientes, e artistas aspiram ao estrelato. Comum nesses casos é o desejo de uma pessoa atrair a reação ou o recurso de outra pessoa: atenção, interesse, desejo, aquisição, boa divulgação boca-a-boca. Entretanto, para obter essas respostas, a pessoa deve oferecer algo que a outra perceba como tendo valor, para que a outra parte ofereça voluntariamente a resposta, ou o recurso, em troca. Sendo assim, a troca surge como o conceito central subjacente ao marketing.

Os objetos negociáveis no mercado incluem mais do que produtos e serviços; podemos fazer o marketing de pessoas, lugares, idéias, experiências e organizações.

Outro movimento também que foi necessário surgir na abordagem do marketing, foi não mais se partir do pressuposto que o marketing significa necessariamente aumentar a demanda de determinado produto, às vezes pode ser necessário o de marketing, por exemplo, que é o que ocorre quando há uma demanda alta demais, sendo assim há a necessidade de se haver um equilíbrio entre oferta e demanda. Ou ainda, pode surgir a necessidade de um grupo reformista desejar acabar com a demanda por produtos considerados inseguros ou prejudiciais à saúde, como drogas pesadas, tabaco, alimento rico em gordura, arma de fogo e outros controversos? Nesse caso, a tarefa do marketing é chamada de não-venda. Existem também outras tarefas do marketing, como a tentativa de mudar a imagem de produtos impopulares e de refinar uma demanda irregular.

Dentre todas as considerações, percebe-se então que a idéia central do marketing atual é a administração da demanda, isto é, as habilidades necessárias para gerenciar o nível, a regulagem do tempo e a composição da demanda

O marketing moderno, como uma de suas principais contribuições, ajudou as empresas a perceberem a importância da mudança na organização do modelo centrado no produto para aquele centrado no mercado e no cliente. Mesmo hoje em dia ainda há muitas empresas atuando com o foco na venda do produto em vez de com o foco na satisfação das necessidades.

Empresa: Subway

Endereço: Via Conselheiro Antonio Prado 1400 lan 206

CEP: 14784-190

Capital/Cidade: Barretos – SP

Categoria: Fast-food

Segmento em que atua

A Rede Subway é a opção ideal para quem procura uma refeição rápida e ao mesmo tempo saudável, com sanduíches cookies e saladas. Assim, o próprio consumidor pode montar o sanduíche escolhendo os ingredientes que mais o agradam. O Cardápio conta com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com