TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Produção E Operações

Casos: Administração Produção E Operações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 9

Administração da Produção e Operações

ATPS

Professor Cícero Silva

Jacareí-SP

Outubro 2013

SUMARIO

Etapa 1

Passo 1 02

Passo 2 04

Passo 3 04

Passo 4 05

Etapa 2

Passo 4 06

Bibliografia 08

ETAPA 1 – PASSO 1.

Podemos citar como o início das profundas modificações na estrutura empresarial, a Revolução Industrial, no período de 1780 a 1914, quando a energia humana, foi sendo substituída pela energia da máquina a vapor. Foi nesse período, que se verificou também o tipo industrial de produção, tomando o lugar da produção artesanal.

A substituição do vapor pela eletricidade e derivados de petróleo, deu lugar ao motor à explosão, caracterizando a Segunda Revolução Industrial, bem como o início do Taylorismo/Fordismo. Surgem controles e técnicas para a racionalização da produção, eliminando o desperdício e proporcionando assim a redução dos custos de produção.

Assim com o passar dos anos e com a competitividade aumentando cada vez mais, surgem varias teorias e ferramentas de produção como:

O QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria. As pioneiras americanas a adotar o método foram a Ford e a Xerox.

Just in Time nasce juntamente com a terceira revolução industrial e o Toyotismo na década de 70, quando se implementou o modelo japonês de administração industrial. O sistema Toyota de produção baseia-se, além da qualidade dos veículos produzidos e melhoria contínua, na eliminação de desperdícios, no fluxo contínuo e sincronizado de materiais (just-in-time) e na produção enxuta, orientada para a economia de recursos.

Juntamente com as chamadas Células de Produção ou Manufatura Enxuta. Engenharia Simultânea, estudo iniciado em 1982, publicado em 1988, tornando-se uma importante referência para novas pesquisas nessa área. Sua definição é : "Engenharia Simultânea é um ambiente de desenvolvimento, no qual a tecnologia de projeto auxiliado por computador é utilizada para melhorar a qualidade do produto, não somente durante o desenvolvimento, mas em todo ciclo de vida" (ELLIS, 1992 apud PRASAD, 1996) .

Manufatura Integrada por Computador ou Computer Integrated Manufacturing (CIM) consiste em um sistema computacional de integração das operações de fabricação. Trata-se de um sistema de capacitação flexível para treinamento de pessoal qualificado, facilitando a transmissão de conhecimento nas áreas de produção e/ou manufatura.

Tecnologia de Grupo, surgida em meados de 1984 a 1992 que é uma filosofia de manufatura na qual as peças e outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).

Sistema flexível de manufatura (Flexible Manufacturing System - FMS em Inglês) é um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação.

Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores. Assim, surgiu também o Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos.

Entre os processos mais atuais encontramos o Benchmarking que é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar. E como realizar a mesma ou uma função semelhante e a Produção Customizada que é qualquer produto que seja personalizado para o cliente, podendo ser qualquer tipo: carro, roupa, móveis, perfume, cursos, etc, buscando sempre a satisfação do cliente e para estar um passo a frente da concorrência.

Com a evolução da produção e operações surgiram vários conceitos, entre eles podemos citar a Produção em Massa, que é caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação nos tipos de produtos finais.

Outro conceito amplamente difundido foi o de Produção enxuta significando maior produtividade com o menor estoque e com o mínimo de recursos (Mão-de-obra, Máquinas e equipamentos.), introduzindo também as seguintes filosofias e conceitos citados acima como ferramenta e apoio de trabalho para atingir melhores resultados e serviços qualificados.

O Just-in-time (JIT) ,a engenharia simultânea ,a Tecnologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com