TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Produção E Operações

Monografias: Administração Produção E Operações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  583 Visualizações

Seiri - Liberação das áreas: separar os itens em necessários e desnessários e livrar-se desses últimos. Muitas vezes torna-se difícil distinguir o necessário do desnessário. A sugestão dos especialistas é na dúvida, livre-se do item.

Seiton – Organização: separar e acondicionar os materiais de forma organizada e adequada de modo a serem facilmente localizados, retirados e usados. Tudo deve ter seu lugar previamente definido.

Seiso – Limpeza: manter os itens e o local de trabalho em que são armazenados e usados sempre limpos. Limpar é checar, verificar as máquinas e ferramentas de forma regular. Mostra as melhorias obtidas regulamente, por meio de tabelas, gráficos ou outros dispositivos visuais, procurando sempre melhorar as áreas de trabalho.

Seiketsu – Padronização, asseio e arrumação: os 3S vistos até agora são coisas que nós fizemos, executamos. A padronização aqui deve ser entendida como um “estado de espírito”, isto é, hábitos arraigados que fazem com que, de modo padronizado, para não dizer automatizado, como reflexos condicionado, pratiquemos os 3S anteriores.

Shitsuke - Disciplina – significa manter, de forma disciplinada, tudo o que lava á melhoria do local de trabalho, da qualidade e da segurança do colaborador. Significa usar, de forma disciplinada, os equipamentos de proteção contra acidentes no trabalho, andar uniformizado, portando o respectivo crachá, evidentemente, manter limpo, organizado e asseado o local de trabalho. A disciplina, que é coroamento dos 4S anteriores, pode ser atingida com um treinamento persistente e atribuindo responsabilidades aos gerentes e supervisores quanto ao comportamento de seus colaboradores.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com