TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública

Artigos Científicos: Administração Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

1ª. Atividade Virtual – 2VA

Prezados alunos,

Esta é a primeira atividade virtual do segundo módulo da nossa disciplina A nota desta atividade será parte da nota total da 2VA.

Para realizar esta atividade, é necessária a da Unidade 4 do livro-texto Teorias da Administração II (pgs. 83-103), postado no ambiente da nossa disciplina.

Este capítulo trata das principais teorias administrativas contemporâneas, isto é, aquelas desenvolvidas nos últimos anos de existência da ciência administrativa.

Esta atividade é individual. As 4 questões deverão ser respondidas e postadas até as 23:55h do dia 06/06.

Lembre-se: temos um fórum aberto para discussões e dúvidas.

Abraços,

Nadir França

1) O desenvolvimento da ideia Administração Quantitativa se baseou na aplicação várias técnicas matemáticas e estatísticas para obter e gerir dados, com o intuito de resolver problemas organizacionais. Explique como organizações da Administração Pública podem também se beneficiar pelo uso de alguns desses conceitos e ferramentas para aprimorar as suas tomadas de decisão.

R- Analisar eventos com características parecidas e usar estatísticas de erros e acertos nas tomadas de decisões em outras oportunidades. A matemática como uma ciência exata, pode dar mais segurança ao analisar dados numéricos, não ficando apenas na teoria, o que poderia dar margem ao erro.

2) Segundo Likert “A administração nunca é igual em todas as organizações, podendo assumir feições diferentes dependendo das suas condições internas e externas (CHIAVENATO, 1987b)”. Com suas palavras, explique os perfis organizacionais como definidos por Likert e cite exemplos de situações ou organizações (reais ou hipotéticas) desses perfis.

R- O modelo desenvolvido por Likert e ainda hoje divulgada e utilizada. Divide os estilos de liderança em 4 tipos; autoritário coercivo, que e o que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. Autoritário benevolente, mais condescendente e menos rígido, já existe consulta e delegação e a par das ameaças, existem também recompensa. Consultativo e mais participativo e menos arbitrário organizacionalmente, objetivos e tarefas são discutidos previamente, comunicação de baixo para cima, e existe encorajamento do grupo de trabalho. Participativo é democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões.

3) Considerando as organizações como sistemas abertos (conforme figura abaixo) dê exemplos dos componentes básicos ou parâmetros (entrada de insumos, processamento e saída) de uma organização ou departamento público.

Figura: A organização vista como um sistema aberto

Fonte: Adaptada de Dubrin (1998); Montana e Charnov (1998)

R- São componentes básicos a uma organização ou departamento publico: definir a missão da organização, estabelecer objetivos, identificar as alternativas, formular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com