TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública

Ensaios: Administração Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade II

Leia atentamente as 06 questões abaixo, selecione 05 questões e responda.

1. A Unidade II, que propõe uma problematização da Ética a partir da realidade atual, tem inicio com uma discussão sobre Ética e Moral. De acordo com o texto, a Ética é a teoria da Moral. Qual o conceito de Moral é apresentado no texto e qual sua relação com a Ética?

Ética é entendida como a teoria da moral, conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, comportamento real dos indivíduos em relação às regras que lhe são propostas. Uma completa a outra garantindo o bem-estar social. Enquanto a moral, é eminentemente a prática, é o, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

2. Por que somos seres morais? Qual a relação entre moralidade e liberdade? E como os seres humanos se tornam seres morais?

Somos seres morais porque somos livres, seres com consciência moral, capazes de cumprir uma norma ou não. Ao se tornar humano, aos pouco nos tornamos um ser moral. Não nascemos sabendo que estamos submetidos a regras. É na convivência com os adultos que somos introduzidos na convivência humana. Com isso, vamos adquirindo um senso moral, um senso de limite, de responsabilidade sabendo o que é certo e errado.Com tudo isso, podemos chegar a conclusão que é por isso que nos tornamos seres morais.

De uma forma bem resumida, a relação entre Moralidade e ética, é que, a Moralidade se baseia no mantimento de uma boa aparência e comportamento adequado, de acordo com o lugar e sua cultura. A conduta humana pode ser relativa ou absoluta, dependendo do lugar ou tempo em que se encontra. A liberdade consiste na condição de um indivíduo não se tornar submisso ao domínio de qualquer outra pessoa, portanto possuir o pleno poder sobre seus atos e sobre si mesmo.

3. As normas morais expressas nos códigos e leis revelam os diferentes momentos históricos nos quais foram adotadas. Qual a base, o fundamento, da norma moral para os antigos, para os medievais e para os modernos?

De maneira geral, na história e no comportamento humano são apresentados 3 fontes da norma moral:

Antigos - pelo o comportamento virtuoso entendido como a ação que era conforme a natureza. Esta sendo racional e domina as paixões. Fazer o bem significa cumprir a lei da natureza, estabelecendo a harmonia entre a vida individual e vida coletiva social.

Medievais - os seres humanos estabelece um código de leis ou regras como se fosse estabelecida por um ser superior, por DEUS.

Modernos - a lei moral é estabelecida pelos próprios seres humanos, tanto através de hábitos estabelecidos na coletividade, através de convenções ou consensos, quando aparecendo em escrita.

4. É comum ouvirmos que o mundo atual perdeu os valores e que vivemos uma crise ética. Identifique como se apresenta essa “crise ética” no noticiário dos últimos tempos. Até que ponto é reconhecida, também, nos meios de comunicação, como uma “crise da ética”? Em que sentido as duas abordagens, “crise ética” e “crise da ética”, se identificam?

Recebemos inúmeras informações, diariamente, proporcionadas por diversos veículos de comunicação.Os noticiários nos bombardeiam de notícias a respeito da crescente violência, dos problemas de saúde, e principalmente em época de eleições, da vida política, e diversas acusações entre candidatos.

A crise ética nos noticiários dá-se principalmente pela falta de qualidade e diversidade de pontos de vista, algo fundamental para que o interessado tenha todos os parâmetros para criar sua própria perspectiva, analisar e julgar determinada notícia. Em relação à crise ética, podemos afirmar que depende em boa parte da crise da ética, intimamente ligada ao individualismo que vem se acirrando na vida profissional, o que não seria diferente, no “mundo” jornalístico. Os telejornais, por exemplo, têm excluído assuntos fundamentais para o cidadão. Fala sobre a desigualdade, mas não informa as suas causas, não se aprofunda na discussão sobre o assunto.

Se compararmos a crise da ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com