TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Salarios E Cargos

Artigo: Administração Salarios E Cargos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  4.542 Palavras (19 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Disciplina: Administração de Cargos, Salários e Benefícios

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

SERTÃOZINHO / SP

2013

INTRODUÇÃO

Para Implantar e manter um plano de remuneração não é tarefa das mais fáceis para uma empresa. Por mais simplificado que seja, um pequeno Plano de Cargos e Salários passa por etapas similares como às de um grandioso projeto.

O desenvolvimento das empresas pressupõe a disponibilidade permanente de Recursos Humanos aptos a atuar nos mais diferentes níveis, segundo aos objetivos que uma empresas se propõem a atingir. Precisando adequar-se às necessidades humanas, de certa forma integrada.

Para tanto as empresas modernas devem buscar definir uma política de RecursosHumanos que possibilite uma obtenção, por parte dos colaboradores, de novos conhecimentos e habilidades, evidenciando, entretanto, o reconhecimento pela produtividade com a estruturação de planos de carreiras e incentivas ao desenvolvimento funcional.

Partindo da importância desta mudança, a avaliação e classificação de cargos consistem no processo de analisar e comparar o conteúdo dos cargos, colocando-os em ordem de classe para sua utilização como base de sistema de remuneração, relacionando-se com o valor para o cargo.

O objetivo desta avaliação é determinar o valor relativo de cada cargo dentro de uma organização, sendo que, em primeira instância, consiste na obtenção de informações a respeito do cargo. Essa análise determina os requisitos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para seu adequado desenvolvimento.

Com o Plano de Cargos e Salários, podemos estabelecer remuneração condizente, buscando o equilíbrio interno e externo na estrutura dos cargos e salários, com salário fixo e sistemas com premiações e recompensas (salário variável), beneficiando o ocupante do cargo pelo seu desempenho na participação ou contribuição no alcance dos resultados da organização.

Não deve existir na empresa atividade que não seja caracterizada por um cargo, devidamente descrito, especificado e avaliado no Plano de Cargos e Salários.

OBJETIVOS:

Neste relatório vamos abordar três etapas da disciplina Administração de cargos, Salários e Benefícios, e seus conceitos básicos, onde abrange os estudos desenvolvidos em:

1) Salário e Motivação

2) Planejamento para Implantação de Programa de Cargos e Salários

3) Planejamento de Carreira e Remuneração Variável

DESENVOLVIMENTO

ETAPA1- Salário e Motivação - dentro da Teoria Behaviorista, que podemos considerar um aperfeiçoamento da Teoria das Relações Humanas, encontramos duas teorias que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a "Hierarquia das Necessidades", de Maslow, e os "Fatores de Higiene-Motivação", de Herzberg.

Associando a teoria de Maslow e Herzberg sobre a questão de salário, como fator de motivação, observamos que, indiretamente, o salário contribui, é o pano de fundo, podemos compreender que o salário está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas. As pessoas desejam dinheiro porque este lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto-realização.

O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência. Diante disso, a empresa deve ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais.

Para ter pessoas integradas, produtivas e ambiente motivador na organização são necessários planos adequados de Recursos Humanos. Consideramos como plano básico, o carro-chefe, o Plano de Cargos e Salários, porque sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam. As pessoas crêem que seu desempenho é, ao mesmo tempo, possível e necessário para obter mais dinheiro. Desde que as pessoas creiam haver ligação entre diferenças de remuneração e de desempenho, o salário poderá ser um excelente motivador.

Sabemos que salário não é o único componente remuneratório de contraprestação do trabalho. Existem também os benefícios, que acabam se somando e compondo a chamada remuneração, bem como poderão existir outras verbas de crédito como, por exemplo, remuneração variável, bônus, gratificações etc.

Existem diversas maneiras de definir o termo salário, dependendo de sua forma de aplicação ou como ele se apresenta para o empregado ou para o empregador.

Algumas das principais definições sobre o termo salário são:

1 - Salário nominal - É aquele que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais. Pode ser expresso em hora, dia, semana, mês.

2 - Salário efetivo - É o valor efetivamente recebido pelo empregado, já descontadas as obrigações legais (INSS, IRRF etc).

3 - Salário complessivo - É o que tem inserido no seu bojo toda e qualquer parcela adicional (hora extra, adicional, etc).

4 - Salário profissional - É aquele cujo valor está expresso na lei e se destina especificamente a algumas profissões.

5 - Salário relativo - É a figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa

.

6 - Salário absoluto - É o montante que o empregado recebe, líquido de todos os descontos, e que determina o seu orçamento.

Surpreendentemente muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com