TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Tecnologica

Artigo: Administração Tecnologica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

AMBIENTE

Ambiente é tudo o que acontece externamente, mas influenciando internamente uma organização. O ambiente geral é o genérico e comum que afeta direta ou indiretamente toda e qualquer organização, sendo constituído de um conjunto de condições semelhantes e de orientações tecnológicas, legais, político, econômicas, demográficas, ecológicas ou culturais.

A formatação é tecnológica quando ocorre desenvolvimento tecnológico nas outras organizações: é preciso se adaptar para não perder a competitividade.

O ambiente é um só, mas as organizações estão expostas a apenas uma parte dele, que pode ser diferente das demais; é dividido em tipologias, que são características do ambiente de tarefa.

Os ambientes podem ser homogêneos ou heterogêneos, de acordo com a estrutura. É homogêneo quando há pouca mistura de mercados; e heterogêneo quando existe diferenciação múltipla nos mercados.

Os ambientes podem ser classificados como estáveis ou instáveis de acordo com sua dinâmica. É estável quando quase não ocorrem mudanças e, quando ocorrem, são previsíveis. É instável quando há mudanças o tempo todo e essas mudanças geram a incerteza.

O ambiente homogêneo terá diferenciação menor e os problemas poderão ser tratados de forma simples, com pouca departamentalização. O mesmo acontece com a estabilidade e instabilidade.

Quanto mais estável o ambiente, menor a contingência, permitindo uma estrutura burocrática e conservadora; porém, quanto mais instável for esse ambiente, maiores serão a contingência e a incerteza, porque refletirão uma estrutura organizacional mutável e inovadora.

INFORMAÇÃO

A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento. Seria uma mensagem de comunicação audível ou visível, em geral apresentada sob a forma de documento, que envolve um emitente e um receptor.

O enfoque de sua aplicação é reconhecer a informação como um recurso estratégico, uma fonte de vantagem competitiva para garantir a sobrevivência da empresa.

Sofisticando-se os mercados, tornou-se necessário aperfeiçoar as áreas de informação das empresas, agregando-se estratégias para obter sucesso. A mensagem estratégica que uma economia fundamentada na informação transmite é tão visível, que a informação passou a ser a base para a competição, capaz de acionar as alternativas tecnológicas para o seu gerenciamento.

Nenhuma empresa pode escapar aos efeitos da revolução causada pela informação. O que determinará a excelência de uma empresa será o fato de ser capaz de coletar, organizar, analisar e implementar mudanças a partir de informações, integrando-as no processo de melhoria contínua de suas atividades.

Sob esta perspectiva, a gestão da informação deve incluir, em dimensões estratégicas e operacionais, mecanismos para obter e utilizar recursos humanos, tecnológicos, financeiros, materiais e físicos para o gerenciamento da própria informação, que então deve ser disponibilizada como insumo útil e estratégico para indivíduos, grupos e organizações. Gestão estratégica da informação, portanto, significa o uso da informação com fins estratégicos para obter vantagem competitiva.

A tecnologia da informação

A tecnologia da informação abrange uma gama de produtos de hardware e software capazes de coletar, armazenar, processar e acessar números e imagens, que são usados para controlar equipamentos e processos de trabalho e conectar pessoas, funções e escritórios dentro das empresas e entre elas. A tecnologia da informação corresponde a objetos (hardware) e veículos (software) destinados a criar sistemas de informações que, por sua vez, resultam da implementação da TI através do uso de computadores e da telecomunicação.

A tecnologia da informação é relevante para as organizações, pois proporciona a inovação de muitos produtos e serviços e viabiliza o surgimento de importantes capacidades dentro das organizações.

Tendências tecnológicas

As tecnologias trarão transformações relevantes as nossas vidas. Hoje temos os impactos da Internet, miniaturização, wireless, software liv

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »