TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração - Teoria E Prática No Contexto Brasileiro - Resposta 1-8 Cap1

Trabalho Universitário: Administração - Teoria E Prática No Contexto Brasileiro - Resposta 1-8 Cap1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  1.779 Visualizações

Página 1 de 5

1) Defina os termos 'organização' e 'administração'. Por que os administradores são tão importantes para o sucesso das organizações?

R: Organização são grupos de pessoas que se juntam para alcançar um mesmo propósito, finalidade, que pode ser dos mais variados tipos. Toda organização possui uma estrutura na qual são definidas as responsabilidades, comportamento e poderes de todos os membros dessa organização.

A Administração é o processo que coordena o trabalho dos membros de uma organização para garantir que as partes interdependestes funcionem e que a utilização de seus recursos seja alocada para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.

Os administradores são quem guiam a organização para alcançar os objetivos estabelecidos, por eles, além de prepararem a organização para futuras ou atuais mudanças, objetivando adaptá-la, para o ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível do mercado.

2)Contraste os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização?

R: A eficácia é a realização das atividades da organização com a capacidade máxima de atingir os objetivos, ou seja, é a capacidade de fazer as tarefas certas, sempre com ênfase em seus resultados e escolhas dos objetivos mais apropriados, preocupada com os fins.

Já a eficiência é a realização das atividades da organização preocupada com o mínimo de utilização dos seus recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar bem as tarefas sempre se preocupando com os meios e enfatizando os processos e a ausência de desperdício.

A eficácia pode existir sem a eficiência, mas o contrário não, com isso e levando em conta que definir e alcançar os objetivos é a chave para o sucesso de uma organização, temos que o mais importante para ela é a eficácia. Porem como uma organização pode ser apenas eficaz isso implicaria que não haveria preocupação e controle com desperdícios de recursos e consequentemente os custos da organização aumentariam. Sendo assim mesmo que a mais importante seja eficácia, sem a eficiência não haveria uma administração de total sucesso.

3)Quais são as funções básicas do processo de administração ? Como estas se inter-relacionam?

R: As quatro funções básicas do processo de administração são:

Planejamento: definir objetivos e desenvolver estratégias e ações para alcançá-los.

Organizar: determinar o que deve ser feito, como deve ser feito e quem deve fazer.

Dirigir: liderar e motivar os membros da organização.

Controlar: monitorar o desempenho para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Todas as quatro funções apesar de serem distintas são executadas de forma inter-relacionada, e não sequencial. Por isso os administradores devem considerar os efeitos que cada uma dessas funções tem sobre a outra, pois é a sintonia delas que permitirá que a organização alcance seus objetivos.

4)Qual é a relação entre as funções da administração e o nível organizacional de um administrador?

R: Todas as quatro funções administrativas (planejar, organizar, dirigir e controlar) são exercidas pelo administrador independente do seu nível organizacional, entretanto dependendo do nível hierárquico que este administrador ocupe estas funções podem variar em importância e intensidade. Por exemplo a medida que sobe na hierarquia organizacional os gestores planeja mais e dirigem menos pois neste nível o importante é o estabelecimento de objetivos e estratégias.

5)Quais são as áreas funcionais da organização? Descreva cada uma delas.

R: As principais áreas funcionais de uma organização são:

Produção ou Operações: é o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços de uma organização, representando o modo como esta transforma os insumos em produtos ou serviços, agregando valor de forma a alcançar os objetivos.

Comercial e de Marketing: tem o objetivo de captar e manter os clientes da organização. Seu foco é a satisfação do cliente, procurando influenciar o seu comportamento e, assim, alcançar o propósito da organização. Responsável por funções e atividades, como: pesquisa de mercado, produto, preço, distribuição, comunicação e vendas. 

Financeira: seu principal objetivo consiste em captar e utilizar, de maneira eficaz, os recursos financeiros de forma a alcançar os objetivos organizacionais. Responsável por funções, como: informação de gestão, análise, investimento, financiamento e distribuição de dividendos. 

Recursos Humanos: tem como objetivo a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos. Responsável por funções, como,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com