TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Por:   •  5/6/2015  •  Resenha  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  1.993 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE CURSO

João Paulo Tadeu Nogueira Azevedo

Universidade Paulista, São José dos Campos, SP

RESUMO: “ Para garantir o êxito de uma empresa veremos neste trabalho muitos requisitos importantes no processo de planejamento e estratégia, veremos a importância de ser ter organização para poder atender as demandas de clientes e fornecedores em um mercado cada vez mais competitivo, observamos a importância do preparo do profissional de Administração em relação a direção e controle dos processos. Verificaremos também a aplicação da Administração de Operações, bem como sua empregabilidade na rotina das empresas, o papel de importância do Marketing, as funções de Recursos Humanos e suas responsabilidades e também a Administração Financeira. “

Palavras-chave: Administração

1 RESUMO DOS CAPÍTULOS  

        Capítulo 5

RESENHA

Slide TA1.SOBRAL, Filipe & PECI, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. SãoPaulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

 –

Capítulo 1.Autor da resenha: Gustavo Bunselmeyer

Atualmente com a crescente expansão do mercado e necessidade deadministração de qualidade, os profissionais da área devem qualificar-se cadavez mais. A ética, a qualidade nos produtos e na prestação de serviços, asatisfação dos clientes, a agilidade e o trabalho em equipe se tornamextremamente importantes para uma organização se destacar nesse mercadoglobalizado.Organização é qualquer grupo de pessoas que se juntam para uma finalidadeem comum, justificando assim sua existência. As organizações necessitam deestruturas que diferem hierarquicamente seus indivíduos definindo o que cadaum pode e deve fazer. Essas estruturas podem ser demonstradas maisfacilmente por meio de um gráfico chamado organograma.

 

Com a criação das organizações, se torna necessária a administração. Osadministradores são os responsáveis por tomar decisões e atingir os objetivosda empresa com eficácia e eficiência.Ser eficiente é trabalhar conscientemente para minimizar os recursos utilizadose o desperdício. Ser eficaz é cumprir os objetivos da empresa.Os administradores ou gestores estão ligados diretamente aos resultados,tendo a responsabilidade de ajudar os funcionários ou trabalhadores a alcançaros objetivos da empresa.As organizações são divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional.1. Estratégico: o nível estratégico compreende os administradores de topo,responsáveis pelas principais decisões tomadas pela organização.2. Tático: no nível tático estão os gerentes que são responsáveis por umaárea funcional específica da empresa. Interagem diretamente com osníveis estratégico e operacional.3. Operacional: nesse nível atuam os supervisores de 1ª linha,responsáveis por uma operação ou tarefa e orientando a execuçãodessas atividades.

1) Planejamento é a função da administração responsável pela definição dosobjetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. Sendo assim, o planejamento é muito importante na administração, pois é o mesmo que define o que deve serfeito, os objetivos, e como deve ser feito, os planos. A principal critica crítica contra o planejamento formal nas organizações é que ele não responde adequadamente aos desafios de um ambientedinâmico e ao mesmo tempo inibe a criatividade.

2) Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas. Enquanto os objetivos especificam os estágios futuros que a organização busca atingir, os planos estabelecem meios para alcançá-las. Os objetivos são o que devem ser buscados, já os planos é como se fossem o que deve ser feito para atingir os objetivos.

3) Os objetivos bem definidos devem procurar serem eficazes, específicos, mensuráveis, desafiadores, hierarquizáveis e coerentes. Sempre é melhor ter objetivos, mesmo que não sejam bem definidos, do que não ter os mesmos, pois sem objetivos não saberá o caminho a seguir e o que buscar.

8) Segundo Michael Porter, uma organização deve formular sua estratégia de negócio analisando as cinco forças competitivas que caracterizam a estrutura da indústria, onde está inserida: a ameaça de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de barganha dos fornecedores, o poder de barganha dos clientes e a rivalidade entre os concorrentes estabelecidos.

9) Uma organização pode adotar diferentes estratégias competitivas, sendo elas focadas na liderança em custos, ou na diferenciação, ou no foco do nicho do mercado.

Capítulo 6

1.Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural? 
R. Definiria a estrutura organizacional do Grupo globo como a Integração devárias empresas que atuam em setores diferentes, dispostas em uma organização por grupos de atividades, separadas em divisões independentes. Ex:.Critério de departamentalização;Departamentalização:Organograma;Variáveis que influenciam na estrutura organizacional;Grau de centralização e delegação das decisões;Problemas existentes na origem da crise;O plano de reestruturação da Globopar e o papel deReichstul;Análise das dificuldades encontradas na proposta de reestruturação OL. O conglomerado adotou essa forma estrutural para ganhos de produtividade, facilitando, também, o controle e acoordenação.

2) Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo?

Dentre as principais variáveis contingenciais que influenciarama estrutura do Grupo Globo, podemos destacar no ambiente interno o tamanho da organização, a dificuldade no controle da organização pela sua dimensão, o emperramento dos processos decisórios por causada sua hierarquização, o “inchaço”do corpo administrativo, assim como os erros cometidos por ele.

No ambiente externo, podemos destacar como principal variável as mudanças que ocorreram no setorde mídia e comunicação,como o desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e principalmente a difusão da internet. 
==
O grupopreza a produtividade e a eficiência empresariais,logo, se o modelo adotado por uma das empresas não garantir essa boa gestão dos problemas e das tarefas, reestruturações são efetuadas. Com esseobjetivo, buscou-se descentralizar a direção das empresas,por meio de transferências de poder. As decisões não são centralizadas nas mãos da alta gerência do conglomerado, apesar de ela concentrar amaior parcela de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com