TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração - Teoria E Prática No Contexto Brasileiro

Artigos Científicos: Administração - Teoria E Prática No Contexto Brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  1.208 Visualizações

Página 1 de 10

Questões para discussão (p. 122).

(Livro: Administração – teoria e prática no contexto brasileiro; Filipe Sobral e Alketa Peci).

01) É uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade e associada a cada alternativa de decisão está a incerteza de suas consequência e impactos.

- Porque cabe ao administrador tomar decisões sobre todos os aspectos da vida de uma organização, o que abrange as quatros funções da administração e todas as áreas funcionais da empresa.

02) Decisões Programadas: soluções para situações repetitivas e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle.

Decisões não-programadas: soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua.

- Uma decisão implica a escolha de uma alternativa em detrimento de outras. Por essa razão, os administradores devem avaliar essas alternativas, o que muitas vezes, envolve a necessidade de estimar suas consequências e sues impactos na organização. Cada situação de decisão pode ser organizada em uma escala que vai da completa certeza à completa incerteza de acorda com a disponibilidade de informação sobre cada alternativa e seus resultados.

03) >Política: orientações genéricas sobre como proceder em situações recorrentes, mas pouco estruturadas; apenas estabelecem parâmetros de atuação, não indicando uma solução específica; contêm alguma ambiguidade, deixando espaço para a interpretação do tomador de decisão.

>Procedimento: série de etapas sequencias e inter-relacionadas que devem ser seguidas para responder a uma situação bem estruturada. Depois de identificar a situação, o administrador deve apenas executar a sequencia de passos predefinidos.

>Regra: normas explícitas sobre como o administrador deve proceder perante uma situação estruturada. São bastante simples de usar e garantem uniformidade e consistência.

-São mais frequentes nos níveis mais baixos da organização e resolvem situações para as quais há bastante informação disponível. Encurtam o tempo do processo decisório e possibilitam aos administradores disponibilizar parte de seu tempo para tarefas mais importantes. Entretanto, limitam a liberdade do administrador.

04) – Identificação da situação (identificação de uma oportunidade ou de um problema): sempre que houver uma disparidade entre o estado atual e o estado desejado para a organização. A identificação da situação nem sempre é óbvia, pelo contrário, é algo ambíguo e subjetivo, dependendo muito da qualidade e da competência dos administradores. A identificação do problema ou da oportunidade é uma etapa crucial para a eficácia do processo decisório.

- Análise e diagnóstico da situação: consiste na identificação dos objetivos que se pretende alcançar com a decisão e na análise das causas que estão na origem da situação. Sem objetivos claros, é difícil pensar em alternativas que permitam resolver os problemas ou aproveitar as oportunidades. Os objetivos possibilitam avaliar o que seria uma solução eficaz para responder à situação. A análise das causas que estão n origem do problema ou da oportunidade é fundamental para enquadrar corretamente a situação, e sete é um requisito necessário para tomar uma decisão eficaz.

- Desenvolvimento de alternativas: consiste na geração de cursos alternativos de ação que permitam responder às necessidades da situação e solucionar as causas subjacentes. As boas decisões emergem de um conjunto de alternativas cabíveis e não de uma simples opção entre ‘sim’ e ‘não’. Só depois de avaliarem os méritos de uma variedade de alternativas, os administradores estarão aptos a tomar uma decisão que realmente satisfaça as necessidades da organização.

- Avaliação de alternativas: consiste na avaliação e comparação dessas alternativas, a fim de permitir a seleção da melhor. O processo de avaliação começa com a identificação dos principais impactos de cada alternativa na organização. Entre ele, destacam-se: impacto financeiro (custos e benefícios financeiros - ‘valor atual’), benefícios (vantagens – satisfação dos clientes, aumento de qualidade,...), ativos intangíveis (impacto - reputação, marca,...), tempo (demora a implementação – atrasos e adiantamentos), recursos (capital, tecnologia etc) e riscos (probabilidade de sucesso). Depois de reconhecidas as variáveis mais relevantes para a tomada de decisão, devem-se analisar e comparar as alternativas com base nesses critérios.

- Seleção e implementação da melhor alternativa: escolher aquela que melhor se adapte aos objetivos e valores da organização e que permita resolver o problema ou aproveitar a oportunidade que estiver na origem da decisão. Os administradores têm de escolher uma alternativa em um contexto de tempo limitado e informação incompleta e probabilística, visto que a decisão dependerá sempre do julgamento e da intuição do administrador. Assim que a melhor alternativa tiver sido escolhida, deve ser implementada. A implementação consiste na transformação da decisão em uma ação ou conjunto de ações que possibilitam a realização dos objetivos ou a resolução do problema. Essas ações vão desde a alocação de recursos e a delegação de responsabilidade à definição de cronogramas e orçamentos, passando pela comunicação da decisão aos afetados.

- Monitoração e feedback: a monitoração permite a coleta de informações e de feedback sobre a decisão, o que possibilitará avaliar se uma nova decisão ou alguma retificação serão necessárias.

05) O modelo de tomada de decisão racional não tem a pretensão de descrever como as decisões são tomadas, mas sim como deveriam ser tomadas. Sua principal vantagem é ajudar os administradores a estruturar e a modelar o processo de tomada de decisão, tornando-os mais racionais. Já a teoria da racionalidade limitada (modelo de Simon) apenas pretende reconhecer as limitações humanas e ambientais à tomada de decisões gerencial, descrevendo a maneira como as decisões geralmente são tomadas.

06) Os princípios heurísticos orientam implicitamente o julgamento do tomador de decisão, atuando como um mecanismo para simplificar a complexidade do ambiente de tomada de decisão. As heurísticas são úteis, pois tornam o processo de tomada de decisão mais rápido e simples, ou seja, economizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com