TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas adminsitração no contexto brasileiro capitulo

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 5

Respostas ozorio

1. Os administradores são importantes para o sucesso das organizações porque, nas empresas, eles representam os membros que tem a função de guiar as organizações de forma que alcancem seus propósitos. Eles não trabalham sozinhos, coordenam e dirigem atividades que são realizadas por outras pessoas, ajudando assim a atingirem juntos os objetivos da organização.

2. A eficiência é a capacidade de realizações das atividades da organização; minimizado a utilização dos seus recursos, ou seja e a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas. A eficácia e a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos se preocupando com os fins mas sem a eficácia e sem eficiência e inútil, pois a organização não consegue realizar seu proposito. O sucesso de lima administração consiste em obter simultaneamente eficácia e eficiência na utilização dos recursos organizacionais.

3. As funções básicas do processo de administração e planejamento, organização, direção e controle. Apesar de serem quatro funções distintas, elas estão relacionadas e são interdependentes, e por isso, os gestores ou administradores devem considerar os efeitos que cada uma dessas funções tem sobre a outra, e é esta sintonia que permite a organização o alcance de seus objetivos.

4. A relação entre as funções do administrador e o nível organizacional é que elas variam em termo de importância e intensidade de acordo com o nível hierárquico do gestor, quanto maior o nível hierárquico eles vão planejar e dirigir menos.

5. As áreas mais comuns são: área de produção ou de operações, área comercial e de marketing, a área de finanças e a área de recursos humanos.

Área de produção: Representa a área que transforma os insumos em produtos e serviços, agregando valores a eles.

Área comercial e marketing: Está relacionado com as atividades cujo objetivo é captar e manter os clientes.

Área financeira: Consiste em captar e utilizar de maneira eficaz, os recursos financeiros de forma a alcançar os objetivos das Organizações.

Área de recursos humanos: tem como objetivo a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos.

6. Interpessoais, informacionais e decisórios. Variam da seguinte forma: os administradores de pequenas empresas dão maior importância ao papel de porta-voz, já o administrador de grande empresa dá mais importância às ações direcionadas para o interior.

7. Para desempenhar os diferentes papéis os administradores devem possuir certas habilidades conceituais, humanas e técnicas. Apesar de todas as três habilidades serem relevantes para o desempenho de qualquer administrador, sua importância varia de acordo com o nível organizacional que esse administrador ocupa. Para o nível estratégico as habilidades conceituais são mais preponderantes, uma vez que os papéis que desempenham dependem da sua capacidade de formular planos e tomar decisões para organização como um todo, em contrata partida as habilidades técnicas são importantes nos níveis hierárquicos mais baixos, pois os administradores estão envolvidos com os processos e atividades específicas. Por sua vez, as habilidades humanas são igualmente importantes em todos os níveis hierárquicos, já que trabalho do administrador envolve invariavelmente outras pessoas, o grau de importância de cada uma das habilidades é de acordo com o nível organizacional.

8. Os traços que definem o estilo brasileiro de administrar são concentração de poder, personalismo, postura de expectador, aversão ao conflito, formalismo, lealdade às pessoas, paternalismo, flexibilidade, impunidade. As principais características dos administradores brasileiros são identificadas como visão imediata, com priorização de curto prazo; desvalorização do planejamento, em geral, e do planejamento estratégico, em particular; adoção de sistemas de tomada de decisão centralizados e autocráticos; uso de sistema de controle episódico, de caráter punitivo; prática de relações interpessoais baseadas na docilidade pelo poder constituído; prevalência de um estilo gerencial marcado por grande distância entre discurso e prática; disfarce das formas autoritárias de poder com uma retórica de participação e envolvimento; domínio de uma conduta gerencial sensível à moda e modismos gerenciais.

9. Os fatores condicionantes do sucesso das empresas brasileiras podem ser agrupados em três categorias a habilidade gerencial que reflete a preparação do empresário e sua competência para conduzir o negócio, capacidade empreendedora de reunir grupos que destaca criatividades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com