TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro: ADMINISTRAÇÃO: teoria e prática no contexto brasileiro

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  2.811 Visualizações

Página 1 de 9

Capitulo 3

1 – O que é ambiente organizacional?

R: É o conjunto de forças, tendências e instituições internas e externas que influenciam de alguma forma no desempenho da organização.

2 – Defina cultura organizacional, explique sua importância e informe como ela afeta a ação gerencial.

R: É um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produtiva por meio de historias, rituais, lendas, símbolos, linguagens e cerimônias, ela é importate pois diferencia uma organização da outra.

Ela afeta ação gerencial com as atividades repetidas do meio operacional que expressam e reforçam os valores da organização, os objetos, ações ou eventos transmitem significados aos seus membros.

3 – O que é ambiente externo? Diferencie o ambiente contextual de ambiente operacional.

R: O ambiente externo é que faz a organização desenvolver seus objetivos, engloba os clientes, concorrentes, fornecedores, banco, e governo. O ambiente contextual são todo os fatores de organizção como os demográficos, socioculturais, econômicos, políticos legais, e tecnológicos. O ambiente operacional refere-se aos funcionários, clientes, gerentes, administradores, supervisores e empresários.

4 – Indique os fatores que constituem o ambiente externo à organização e como eles influenciam uma organização.

R: Fatores econômicos, politicos-legais, socioculturais, demográficos ou tecnológicos esses fatores podem afetar o desempenho de todas as organizações de dado setor ou industria, afetando indiretamente. Existe tambem os fatores que abrange fornecedores, clientes ou consumidores, empresas competidoras, agências governamentais,entre outros grupos de interesses que por ser diretamente relacionada com a esfera de atuação da organização, assume caracteristicas diferenciadas de outras organizações.

5 – Quais são os principais elementos do ambiente operacional de uma organização?

R: Clientes, fornercedores, concorretes, instituições financeiras, meios de comunicação social e grupos de interesses especiais.

6 – O que é a incerteza ambiental e de que forma ela afeta as organizações?

R: É quando os administradores não dispõem de informações suficientes sobre os diversos fatores ambientais. Ela afeta as organizações de maneira que sem o devido conhecimento das condicionantes ambientais, as empresas não terão como monitorar e analisar de maneira eficiente para que possam tomar decisão que permitam maximizar o desempenho organizacional.

7 – Que ações uma organização pode desenvolver para influenciar ou alterar seu ambiente organizacional?

R: As estratégias de reação consistem na tentativa da organização de provocar mudanças das condições ambientais. Entre as principais estratégias de reação destacam-se:

-  Ações de relações públicas,

-  Ações de responsabilidade socioambiental,

-  Ações legais,

-  Cooptação,

-  Coalizões e associações.

 

8 – O que são Stakeholders e como uma organização deve administrar sua relação com eles?

R: São todos aqueles que influenciam de forma decisiva ou são importantes para o sucesso da organização. A empresa deve administrar a relação de maneira mais proativa, ou seja:

-Identificando os stakeholders da organização,

-Determinando a importância e o impacto de cada stakeholder para a organização,

-Determinando quais são os stakeholders críticos para a organização,

-Desenvolvendo uma abordagem diferenciada para cada um dos stakeholders de acordo com sua relevância e características específicas.

 

Capitulo 5 

1 - O que é planejamento e por que ele é tão importante para a administração?

R: Planejamento é a primeira e mais importante função de todas as outras na administração, já que todas as outras (organização, direção e controle) se derivam dela. Ela é responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção dos planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito (objetivos) e como deve ser feito (planos). Essas decisões são fundamentais para que uma organização cresça de forma sustentada e sobreviva no longo prazo.

 

Ele é importante para a administração pois proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o autoconhecimento organizacional, e fornece consistência.

 

2 - Qual a diferença entre planos e objetivos? Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?

R: Objetivos são os resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar e planos são os guias que integram e coordenam as atividades da organização de forma a alcançar estes objetivos.

Podem ser classificados como:

-Abrangência: estratégicos, táticos ou operacionais

-Horizonte temporal: longo prazo, médio prazo e curto prazo

-Especificidade: gerais e específicos

-Permanência: permanentes e temporários

 

3 – Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter?

R: As caracteristicas que os objetivos bem definidos devem ter são: específicos, mensuráveis, desafiadores, definidos no tempo, coerentes e hierarquizáveis.

4 – Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a implantação estratégica?

R: Diagnostico da situação atual, analise ambiental, analise interna, formulação estrategica, implementação estrategica e controle estrategico. Os dois são importante pois um segue a seguencia do outro e são fundamentais para o processo de administração estratégica.

5 – Qual é o propósito da análise de SWOT?

R: Antes de formular uma estratégia, os administradores precisam analisar as principais tendências de seu ambiente externo e conhecer as competências e os recursos de que a organização dispõe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com