TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Unopara

Dissertações: Administração Unopara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  4.336 Palavras (18 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

A globalização criou uma perspectiva mercadológica praticamente sem fronteiras e em alguns casos sem mesmo. A atualização, o aperfeiçoamento e a busca pela excelência nos negócios não deixam margens para o erro, logo, surge a necessidade de se aprimorar, de elevar o conhecimento, buscando ferramentas para a elaboração de gestão com o mínimo de perdas e com previsões mercadológicas. As áreas técnicas e científicas são aliadas nesta busca, como veremos a seguir.

2 DESENVOLVIMENTO

A seguir veremos questões relacionadas a gestão de negócios e de pessoal, veremos ferramentas para maximizar o desempenho do resultado empresarial e gerencial. São questões relevantes e facilitadoras ao bem estar da empresa. Seguem as questões:

2.1 As empresas procuram desenvolver seus produtos sempre através de pesquisas realizadas. Pesquisem sobre variável e amostragem, apresentem conceitos e relate nesta pesquisa o quanto o cálculo estatístico pode contribuir em uma organização?

Variável é o conjunto dos possíveis resultados de um fenômeno.

As variáveis podem ser: Qualitativas e quantitativas, veremos a seguir:

Variáveis qualitativas: são os atributos com sexo, cor da pele, cor dos olhos,marca de refrigerante, marca de automóvel, preferência musical entre outras. Podemos usar questionários, com questões claras e objetivas, tomando o cuidado de não influenciar na resposta do entrevistado.

As variáveis qualitativas podem ser: Ordinais e Nominais, veremos a seguir:

Ordinais, apesar de não serem numéricas, obedecem a uma relação de ordem (obedece a um certo tipo de ordenação) , por exemplo: conceitos como ótimo, bom, regular e ruim, classe social, grau de instrução, etc.

Nominais, não estão relacionadas à ordem (não existe nenhum tipo de ordenação de dados), elas são identificadas apenas por nomes, por exemplo, as cores: vermelho, amarelo, preto, azul, rosa, verde, etc. Também como exemplo de nominais temos as marcas de carros, nome de bebidas, local de nascimento entre outros.

Variáveis quantitativas: os dados podem ser expressos por meio de uma estrutura numérica, isto é, que podem ser enumeradas, tais como: quantidade de objetos, idades, tamanho, etc.

As variáveis quantitativas podem ser: variáveis discreta ou descontínua e Variável contínua, veremos a seguir:

Variáveis discreta ou descontínua, são os valores que obtemos através das contagens (dados são obtidos por meio de contagem) , como, por exemplo, o número de alunos do curso de graduação de administração, número de funcionário de uma empresa, número de acidentes de trânsito ocorrido durante um mês. Seus valores são expressos geralmente por meiode números inteiros e não negativos. Outro exemplo seria o número de peças defeituosas de uma máquina.

Variável contínua: são resultados que obtemos geralmente por meio de uma mensuração (dados são obtidos por meio de medição); os valores obtidos por meio dessa mensuração correspondem ao conjunto dos números reais, de forma que podem assumir, teoricamente qualquer valor entre dois limites. Exemplo: quantas horas de um curso, temperatura, medida de altura e peso das pessoas, etc.

AMOSTRAGEM: É o processo de recolha de uma parte, dos elementos que constituem um dado conjunto (chamados de população ou universo). Processo este dado a partir de uma técnica de amostragem, com o objetivo de analisar esta parte recolhida para se obter informações para todo o conjunto.

POPULAÇÃO OU UNIVERSO: É um conjunto de pessoas, animais ou objetos que representam a totalidade de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um estudo, de onde é recolhido uma pequena parte, que será a amostragem, para o estudo.

MÉTODO DE AMOSTRAGEM: É o processo aplicado para recolher os elementos da população ou universo já definido e são classificados em Métodos Probabilísticos e Métodos não probabilísticos, como veremos a seguir:

Métodos Probabilísticos: É onde cada elemento da população deverá possuir a mesma probabilidade de ser selecionado. Garantindo assim o acaso da escolha. Esse método garante cientificamente a aplicaçãoda inferência estatística, ou seja, somente com base nas amostras feitas por métodos probabilísticos é que podemos fazer inferências a respeito da população a partir da análise da amostra.

Os métodos probabilísticos são os seguintes: Amostragem casual ou aleatória simples, amostragem proporcional estratificada, amostragem sistemática, amostragem por julgamento e amostragem por quotas, que serão descritos a seguir:

Amostragem casual ou aleatória simples: Deve ser usado sempre que se tratar de uma população homogênea, ou seja, quando a distribuição dos dados da população forem uniformes. O número de elementos para compor a amostra dependerá de vários fatores, como tempo para a pesquisa, verba. Quanto maior a amostra, maior a precisão.

Este processo é o mais simples e também o mais utilizado.

Amostragem proporcional estratificada: É aplicado quando a população é dividida em estratos, ou em sub-grupos de população, de forma que haja uma amostra significativa de cada estrato, ou sub-grupo. Esse tipo de amostragem é realizado para garantir a representatividade de cada estrato, ou sub-grupo da população, quando não podemos mais garantir essa amostragem pela amostragem casual ou aleatória simples.

Amostragem sistemática: Esse tipo de amostragem é utilizado quando os elementos da população estão ordenados ou organizados de alguma forma. Senso assim, não sendo mais necessário construir o sistema de referência.

Amostragem porjulgamento: Esse tipo de amostragem é aplicado quando o pesquisador utiliza o seu próprio julgamento acerca da seleção dos membros de uma população que tenham boas perspectivas de fornecerem as informações necessárias para a pesquisa.

Amostragem por quotas: É aplicado quando o pesquisador encontra e entrevista um número pré-determinado de pessoas pertencentes a cada uma das várias categorias da população.

FATORES PARA UMA AMOSTRAGEM BEM SUCEDIDA, COM O MÍNIMO DE ERRO POSSÍVEL, O PESQUISADOR TERÁ DE OBSERVAR E TER OS SEGUINTES CUIDADOS:

Definição do universo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com