TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

A administração de recursos de materiais trata-se da sequência de operações, identificação do fornecedor, compras e recebimento e por ultimo conservação do bem. É preciso ter clareza sobre o significado de recurso material e patrimonial, para que se inicie qualquer debate sobre o assunto. Temos que ter a visão de gerente de uma forma integrada sobre o conjunto e ser capaz de analisar o processo de materiais e patrimônio envolvidos no processo de produção. Fatores de produção são materiais são materiais imprescindíveis em um processo de produção. É o que gera ou o que tem capacidade de gerar riqueza.

Os Principais Recursos Materiais e Patrimoniais

Recurso Patrimonial é o conjunto de riquezas da empresa. São prédios, equipamentos, instalações e veículos da empresa. Os componentes que uma organização utiliza em suas operações, na elaboração do seu produto final ou na formação do seu objetivo social. Pode ser: materiais auxiliares, matéria-prima e estoque.

Uma empresa precisa ter visão sistemática. E para isso deve administrar bem cada setor. Para gerar a riqueza a organização precisa projetar um sistema eficaz para a produção do material ou serviço. Este sistema deve fazer o melhor aproveitamento da mão de obra, do capital investido e dos materiais. A empresa deve ter uma preocupação constante em medir seu desempenho, controlando desde o planejamento até a etapa final.

Para manter assegurado o retorno financeiro do estoque é preciso que toda sua movimentação e armazenagem ocorram de forma a manter a integridade do material, dando condições ideais para a confecção final, ou garantindo a qualidade do serviço prestado, gerando retorno e a satisfação para nossos clientes. É preciso que haja um equilíbrio entre todas as áreas da empresa, visando um controle do fluxo de materiais, preservando um serviço de qualidade aos clientes, utilizando os recursos de forma mais adequada possível.

Com a globalização, a informação correta tornou-se um ponto fundamental para a organização, e com isso a importância do capital intelectual tornou-se um grande diferencial dentro das empresas, pois o colaborador detém conhecimento importante para o sucesso da organização. Cabe aos administradores saber conduzir e distribuir esse conhecimento dentro da empresa filtrando e diminuindo possíveis ruídos quanto às informações coletadas, gerando um diferencial positivo.

Para assegurar tudo isso, o planejamento continua sendo o melhor fator, e é de suma importância para todos os processos organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com