TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração faculdade

Seminário: Administração faculdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Seminário  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade

Podemos definir como administração, o processo que procura assegura a eficácia a eficiência dentro de determinadas organizações ou sistemas. Nesse contexto, observamos que a administração é importante em qualquer área de da sociedade, como: realização de projetos individuais, familiares, organizacionais ou sociais. Como já foi dito, a organização em todas as esferas da sociedade e ao longo da historia, sempre proporcionou um avanço considerável em todos os ambientes. Com relação ao processo administrativo essa organização era extremamente necessária, uma vez que com o advento do processo industrial, esse mecanismo administrativo precisava ser eficaz, pois, o objetivo era aumentar a produtividade e diminuir consideravelmente o desperdício nas indústrias. Deste modo, começou-se a pensar em técnicas e métodos que colocados em práticas, proporcionassem o alcance de determinado objetivo, tendo em vista que no inicio do século 20, a expansão industrial estava a todo vapor, e, era necessário manter esse crescimento, mas, sem, contudo, diminuir a busca pelo aperfeiçoamento desse processo. Nesse contexto nos deparamos com o primeiro evento da administração da historia, chamada “movimento da administração Cientifica” tendo como autor Frederick Winslow Taylor.

Taylor, como pioneiro nas obras do processo administrativo, desenvolveu teorias que puderam trazer certa harmonia nas figuras do “empregado x empregador”, pois, despertou o interesse pelos problemas e vida do trabalhador e o aperfeiçoamento e eficiência da produtividade.

“Somente em 1911”, em virtude de um inquérito sobre as consequências de seus métodos e do interesse dos membros da sociedade pelo sucesso de seu trabalho, Taylor publicou sua obra mais famosa princípios de Administração Cientifica, que tinha por objetivo:

• Indicar a enorme perda em função da ineficiência dos empregados.

• Convencer o leigo de que a eficiência está na busca do homem excepcional ou extraordinário.

• Provar que a administração é uma ciência.

Seguindo essa linha devemos citar Henry Fayol, que baseou seus estudos em princípios e técnicas que poderiam ser uteis aos usuários nas tarefas administrativas em qualquer segmento organizacional ou empresarial. Nesse raciocínio e ainda embasado na teoria de Fayol, pode compreender que as principais ferramentas que proporcionam o processo administrativo são:

• Planejamento: o processo de planejamento abrange as decisões sobre objetivos, ações e recursos necessários para realizar objetivos.

• Organização: o processo de organização compreende as decisões sobre a divisão de autoridade, tarefas e responsabilidades entre e sobre a divisão de recursos para realizar tarefas e responsabilidades entre pessoas e sobre a divisão de recursos para realizar as tarefas.

• Comandar : manter o pessoal em atividade em toda a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com