TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração pública

Pesquisas Acadêmicas: Administração pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP SOBRADINHO

GESTÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CIMARA BRAGA OLIVEIRA - RA 420808

JANAINA ROSA DE SOUZA– RA 420087

YARA BATISTA CRUZ – RA 405701

ROSSYANE VIEIRA DOS SANTOS– RA 414485

FRANKLIN ROOSEVELT CARDOSO DE AMORIM- RA 414469

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

BRASÍLIA-DF

2014

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP SOBRADINHO

GESTÃO PUBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CIMARA BRAGA OLIVEIRA - RA 420808

JANAINA ROSA DE SOUZA– RA 420087

YARA BATISTA CRUZ – RA 405701

ROSSYANE VIEIRA DOS SANTOS– RA 414485

FRANKLIN ROOSEVELT CARDOSO DE AMORIM- RA 414469

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Trabalho realizado para compor com as exigências do componenteAdministração Pública do curso de Gestão Publica da Faculdade Anhanguera – Pólo Sobradinho, da Professora Mônica Satolani.

BRASÍLIA-DF

2014

SUMÁRIO 

Introdução.......................................................................................................................03

1 O burocrata atual e sua visão de mundo.......................................................04

2. Teoria do dente de engrenagem..................................................................................07

3. O perfil do agente público e suas capacitações..........................................................07

Conclusão........................................................................................................................10

Bibliografia......................................................................................................................11 

Introdução

Neste trabalho teremoscomoobjetivoo surgimento de uma gestão de gerencialismo, baseado e conceitos atuais de administração e eficiência, voltada para o controle e resultados fazendo com que seja descentralizada para melhor atender os cidadãos que precisam dos serviços públicos. 

Atualmente cada vez mais comum procurar pelo modelo ideal de gestão, mas é bastante comum não encontrarmos esse modelo pronto e acabamos optando pela adaptação do melhor exemplo. 

Existe uma saída nesses casos é tentar maximizar a chances de assertividades adaptando o modelo a nossa realidade, o processo como ele de fato acontece. Itens como cultura devem ser levados em consideração, pois, trata se de um fator critico de sucesso no projeto de implantação do novo modelo. 

1. O burocrata atual e sua visão de mundo. 

No atual momento observamos que a burocracia está presente em toda organização, porem o desenvolvimento da burocracia em âmbito mundial segue o crescimento socioeconômico, sendo que a visão de mundo vem ao longo do tempo para avançarna vidaultrapassandoas aparências num mundo generalizado de valores culturais.

Entanto vieram às criticas ao modelo burocrático e não se restringiam apenas ao campo da administração pública, há muito tempo as teorias da administração geral já apontavam a necessidade de maior flexibilidade nas organizações. É tanto que, ao mesmo tempo em que criticavam a burocracia e suas disfunções, as pessoas defendiam uma aproximação com a gestão privada e as técnicas gerenciais por ela utilizadas. 

Definindo o burocrata atual podemos dizer que trabalha em suas funções exigindo procedimentos burocráticose a burocraciasendocomo um excesso de procedimentosque uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. Por outro lado geralmente é resultadode uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais, não quer dizer que houve um rompimento total do modelo burocrático. Alguns princípios foram preservados, admissão através de rígidos critérios de mérito, as carreiras, avaliação periodicamente de desempenho e treinamento sistemático.

A administração privada na gestão das organizações pública. É dessa forma que o setor público assume o discurso da modernização, da orientação para clientes, da flexibilidade da estrutura enxuta e desburocratização, focando em resultados e no próprio cidadão. Hoje em dia contamos com ferramentas de gestão de qualidade total, planejamento estratégico, reestruturação interna, melhoria continua e terceirização, está invadindo as organizações publicas e os projetos de gestores públicos. A diferença esta na forma de controle que deixa de basear-se nos processos para dedicar-se aos resultados e não na rigorosa profissionalização da administração pública. 

Atualmente o burocrata passa a se qualificar para obter conhecimentos e acima de tudo passa a ter necessidade de estar em constante atualização para acompanhar a evolução e as mudanças do meio em que esta inserida, outro ponto de grande destaque é a nova geração que vem ingressando no serviço público, geração essa que vem com sede de novas ações e bons resultados, com isso se faz a quebra do estereótipo de que os servidores públicos não trabalham e que usam a máquina publica em beneficio próprio e não em prol a população. 

O cientista políticoHannad Arendt, o modelo burocrata transformou o homem num ser com limites não podendo atender suas necessidades enquanto sociedade. A racionalização e a impessoalidade impostas pelo modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com