TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração símbolo

Artigos Científicos: Administração símbolo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – 2014/2

ADMINISTRAÇÃO

Significado do símbolo da administração.

1.0 - Histórico

O símbolo da administração surgiu a partir de um concurso nacional promovido pelo Conselho Nacional da Administração – CFA, no ano de 1979. O corpo de jurados incumbidos de julgar e escolher o símbolo que representaria a profissão do Administrador era formado por personalidades relacionadas às artes gráficas como o industrial José E. Mindlin, o especialista em heráldica Adm. Rui Vieira da Cunha, o grafista Adm. Zélio Alves Pinto, o arquiteto Alexandre Wollner, além dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Administração do Rio de Janeiro e de São Paulo, Adm. Antônio José de Pinho e Adm. Roberto Carvalho Cardoso, e do Conselheiro Federal Arlindo Braga Senna. O concurso teve a participação de quase todos os estados brasileiros e a escolha, que ocorreu em 09 de abril de 1980 em Brasília, cujo trabalho fora apresentado por um grupo de Curitiba denominado “Oficina de Criação”, legitimou o símbolo que representa atualmente a profissão de administrador.

Os autores do trabalho explicaram a sua criação da seguinte forma: "A forma aparece como intermediário entre o espírito e a matéria". Para Goethe o que está dentro (idéia), está também fora (forma)

2.0 - Justificativa

A figura tem como base um “quadrado”. É a partir dele que chegamos ao símbolo. Ele representa uma estrutura básica, um sentido estático, um equilíbrio entre as características e funções da administração: organizar, planejar, analisar, controlar, coordenar, comandar, etc.

Ao dobrarmos as pontas do quadrado, formamos 4 setas, duas que apontam para o centro da forma, representando a convergência dos esforços, energias e recursos internos da empresa em prol de um objetivo comum, e duas setas que apontam para as laterais direita e esquerda, que nos lembram que tais recursos e esforços devem ser direcionados também para o equilíbrio da organização com o ambiente externo.

O azul foi escolhido por ser a cor que representa a criatividade.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »