TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administtraçao Cientifica E Teoria Classica

Ensaios: Administtraçao Cientifica E Teoria Classica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

A administração científica foi criada por Frederick Winslow Taylor entre 1856 e 1915, se baseia na aplicação do método científico na administração com o objetivo de garantir o melhor custo. Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo. Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management Taylor destaca que as indústrias da época sofriam de três males, a vadiagem do sistema operacional, o desconhecimento pela gerencia e a falta de uniformidade das técnicas, então cria a administração cientifica com as seguintes características, ciência em lugar do empirismo, harmonia em vez de discórdia, cooperação e não individualismo, rendimento Maximo em lugar de produção reduzida, desenvolvimento do operário para alcançar maior eficiência. Para substituir o empirismo pela administração cientifica Taylor cria a O.R.T – organização racional do trabalho. Ele também analisa o trabalho com o objetivo de executar melhor e mais economicamente as tarefas, eliminando o desperdício dos esforços humanos e dos movimentos inúteis.

A teoria clássica da administração foi criada por henri fayol, e se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para se eficiente, fayol enfatiza que existe uma proporcionalidade da função administrativa entre todos os níveis da hierarquia.

A teoria clássica analisa a estrutura organizacional da direção para a execução, para henri fayol toda empresa apresenta seis funções, técnica, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis, administrativas. Ele define a administração com prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. A divisão do trabalho constitui a base da organização, a coordenação e a harmonização de todas as atividades e esforços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com