TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Científica e Teoria Clássica da Administração

Por:   •  10/5/2015  •  Seminário  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

Administração Científica e Teoria Clássica da Administração 25/03/15

  1. Teoria da administração Cientifica Resumo: A primeira tentativa de desenvolver uma teoria da administração para resolver problemas industriais foi iniciada pelo engenheiro Frederick W. Taylor no século XX.

  1. Palavras Chaves: Teoria, administração cientifica, princípios, planejamento, preparo, controle, execução, ciência, desenvolvimento, estudo de tempo.
  1. Introdução: Após estudar o trabalho de cada operário, analisa-lo e racionaliza-lo por meio do estudo dos tempos, Taylor desenvolveu um conjunto de princípios chamados de Administração Científica.
  2. Princípio de planejamento: Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados. 
  3. Princípio de preparo dos trabalhadores: Consiste em selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
  4. Princípio de controle: Consiste em controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
  5. Princípio da execução: Consiste em distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
  6. Estudo do tempo: selecionava os trabalhadores mais hábeis; registrava cada um de seus movimentos, bem como o tempo exigido para realizá-los; eliminava os movimentos falhos ou inúteis e reunia os melhores e mais rápidos movimentos e instrumentos num ciclo.
  1. Preocupação com a fadiga: Taylor estudou e observou que movimentos mal planejados produzem cansaço e redução de eficiência do operário; a preocupação era determinar qual é a lei da fadiga, ou seja, como ela pode ser evitada.
  1. Supervisão funcional: Taylor achava que a supervisão também deveria ser especializada; a administração funcional consiste em dividir o trabalho de maneira que cada homem, desde o assistente até o superintendente, tenha que executar a menor variedade possível de funções.
  1. Condições ambientais de trabalho: Para reduzir a fadiga, os engenheiros se preocupavam com os aspectos físicos como iluminação adequada, baixo ruído, temperatura razoável, etc.
  1. Padrão de produção: Elimina o desperdício e aumenta a eficiência.
  1. Remuneração: Era baseada na produção, assim incentivava os operários a produzirem mais.
  1. Conclusão da administração científica: Taylor tinha como objetivo de sua teoria elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção assim incentivava o operário a produzir mais.
  1. Resumo Teoria Clássica: Foi desenvolvida por Jules Henri Fayol, engenheiro francês, considerado pai da teoria clássica, na teoria de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.
  1. Palavras Chaves: Teoria clássica, funções administrativas, funções técnicas, hierarquia.
  1. Introdução: Para a teoria clássica da administração, a função administrativa não é privativa dos cargos mais altos; ela se reparte de modo proporcional por todos os níveis da hierarquia da empresa. Isso quer dizer que há uma proporcionalidade da função administrativa: ela não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos divididos através de funções e princípios.
  1. Técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa. Função relacionada com a produção.
  1. Comerciais: relacionadas com a compra, venda e troca  de matéria-prima e produtos. 
  1. Financeiras: relacionadas com a captação e a gerência de capitais
  1. Segurança: relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas de problemas, como roubo, inundações e obstáculos de ordem social, como greves e atentados.
  1. Contábeis: relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
  1. Administrativas: As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa.
  1. Fayol desenvolveu 14 princípios gerais de administração que se aplicam a todos os tipos de organização. Eram considerados flexíveis e capazes de ir ao encontro das necessidades administrativas se usados com inteligência, experiência, capacidade de tomar decisões e senso de proporção, que são:

01°Divisão do Trabalho: Executando somente uma parte da tarefa, um trabalhador pode produzir mais e melhor com o mesmo esforço. A especialização é a maneira mais eficiente de usar o esforço humano.

02° Autoridade e Responsabilidade: Autoridade é o direito de dar ordens e conseguir obediência. Responsabilidade é uma conseqüência de autoridade.

03° Disciplina: É necessário haver obediência às regras da organização. A melhor maneira de ter bons chefes e regras justas e claras, e bons acordos, é aplicar as sanções com justiça.

04° Unidade de Comando: Deve haver somente um chefe para cada empregado.

05° Unidade de Direção: Todas as unidades da organização devem seguir em direção aos mesmos objetivos através de um esforço coordenado.

06° Subordinação do interesse individual ao geral: Os interesses da organização devem ter prioridade sobre os interesses dos empregados.

07° Remuneração dos empregados: O salário e a compensação para os empregados devem ser justos, tanto para os empregados como para a organização.

08° Centralização: Deve haver um equilíbrio entre o envolvimento do empregado, através da descentralização, e a autoridade final do administrador, através da centralização.

09° Hierarquia: As organizações devem ter uma via de autoridade e comunicação, que vem do alto até os níveis mais baixos e deve ser seguida pelos administradores e pelos subordinados.

10° Ordem: Pessoas e materiais devem estar em lugares adequados e no tempo certo para o máximo de eficiência, isto é, um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

11° Equidade: É necessário bom senso e experiência para assegurar um tratamento justo a todos os empregados, os quais devem ser tratados da mesma forma.

12° Estabilidade de Pessoal: A rotatividade de mão-de-obra deve ser diminuída, para manter a eficiência da organização.

13°Iniciativa: Os empregados devem ser encorajados a desenvolver e implementar planos de melhorias.

14°Espírito de Grupo: A administração deve promover um espírito de unidade e harmonia entre os empregados, para um trabalho em grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com