TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Empresa - Teoria científica e Teoria Clássica

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Apresentação da Organização        

2.2 Análise da Empresa - Teoria científica e Teoria Clássica        

2.3 Sistema Comunicacional da Organização..............................................................6

2.4 Visões e Decisões Estratégicas da Empresa.........................................................7

2.5 Funcionários da Empresa.......................................................................................8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo abordará temas estudados nas disciplinas de ''Fundamentos e Teoria Organizacional'', ''Comunicação e Linguagem'', ''Homem, Cultura e Sociedade'', e ''Comportamento Organizacional'', fazendo inter-relação com a prática e cotidiano de uma empresa, de modo que tenhamos a oportunidade de confrontar a teoria com a prática, no qual o instrumento de pesquisa será uma entrevista.

Desse modo, o objetivo central dessa produção textual, é alcançar ao final deste, um resultado satisfatório e significativo para nossa construção de conhecimento e formação, partindo da teoria para a realidade da prática vivida por uma determinada empresa. Buscando conhecer melhor, todo processo interligado á essa, isso por meio de uma entrevista.

No entanto, será feita uma análise de uma empresa, que com base nas informações obtidas, faremos um comparativo com a teoria cientifica desenvolvida por Taylor e a teoria clássica desenvolvida por Fayol.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Apresentação da Organização

Apresentaremos um breve histórico da empresa T. Fernandes Martins - ME que fica localizada em Limeira de Mantena- MG, na Rua Maria Madalena de São José, n°69, no CEP: 35296-000. A empresa tem como nome fantasia, DEVALT, escolhido por meio de seleção de letras e sílabas do nome dos familiares envolvidos.

A atividade em que a empresa DEVALT exerce, é o comércio varejista de materiais de construção em geral, conduzida por empresário individual, e foi aberta em 20/02/2014.

A empresa surgiu por impulso e desejo de um próprio negócio. No intuito de atender a comunidade com os mais variados materiais de construção em geral. Sendo composta por um único funcionário (o empresário), que administra e controla todos os processos na empresa, desde ás compras ás vendas.

2.2 Análise da Empresa - Teoria científica e Teoria Clássica

Na administração científica desenvolvida por Taylor em seu primeiro período, destaca-se o objetivo de uma boa administração, no qual,  era pago salários altos e com custos unitários de produção, aplicando métodos científicos de pesquisa para o seu problema global. Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços e aperfeiçoados para execução de sua atividade. Já no segundo período, Taylor concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser supervisionado da estruturação da empresa. Portanto, segundo Taylor a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a um certo período de tempo, evitando alterações que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízos aos patrões.

Para Taylor, os elementos da Administração Científica são:estudo de tempo e padrões de produção;supervisão funcional;padronização de ferramentas e instrumentos;planejamento das tarefas;o princípio da exceção;a utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo;fichas de instruções de serviço;a ideia de tarefa, associada a prêmios de produção pela sua execução eficiente;sistemas para classificação dos produtos e do material utilizado na manufatura;sistema de delineamento da rotina de trabalho.

A administração científica de Taylor, tem como princípios, substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento;selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor;controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas;distribuir as responsabilidades, para que a execução do trabalho.

Na administração Clássica de Fayol, as funções básicas de uma empresa são:funções técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;funções comerciais, relacionadas com a compra e venda;funções financeiras, relacionadas á gerência de capitais;funções de segurança, relacionadas a proteção de bens;funções contábeis, relacionadas aos balanços e custos;funções administrativas, relacionadas a integração da cúpula das outras cinco funções.

Os princípios gerais de administração para Fayol são:divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência;autoridade e responsabilidade;disciplina;unidade de comando;unidade de direção;subordinação de interesses individuais aos interesses gerais;remuneração do pessoal;centralização;cadeia escalar;ordem;equidade;estabilidade e duração (num cargo) do pessoal;iniciativa;espírito de equipe. Contanto, a teoria Clássica está relacionada a organização em termos de estrutura das partes que a constituem, havendo entre elas inter-relacionamento.

Mediante as teorias científica (Taylor) e clássica (Fayol), e relacionando com a realidade da empresa T. Fernandes Martins, podemos notar que está presente na organização, a teoria clássica. Pois a empresa tem funções comerciais relacionadas a compra e venda, funções contábeis relacionados a registro, balanços, custos e estatísticas, tendo funções administrativas com princípio de responsabilidade, remuneração pessoal e ordem.

2.3 Sistema Comunicacional da Organização        

Na empresa T. Fernandes Martins, circula informações relacionadas às atividades desenvolvidas, no qual seu sistema comunicacional está organizado como elemento nas funções administrativas tendo o sistema comunicacional fundamentado no relacionamento da organização com o meio externo. Ressalvando que o processo comunicacional interno, esta sempre em sintonia com o sistema social, proporcionando crescimento organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com