TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adubação Orgânica

Dissertações: Adubação Orgânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Adubação Orgânica

Resumo

Adubos orgânicos são de origem animal ou vegetal, alguns são considerados resíduos ou rejeitos, que tem grande utilização na agricultura orgânica ou ecológica. Aumenta a fertilidade de solos “pobres” e promove a elevação da atividade biológica do solo. O principal objetivo deste trabalho é mostrar de forma clara a importância da adubação orgânica seguidos de seus compostos. Estercos bovinos e equinos, suínos e aves são compostos utilizados de forma líquida ou sólida, fresco ou pré-digeridos, como compostos ou vermicompotos. O húmus é um adubo bastante estável, é muito rico e pode ser produzido em grandes quantidades e com baixo custo pelos agricultores; Os vermicompostos são processo de transformação dos resíduos em húmus, quando feito por minhocas. A adubação verde melhora as condições físicas, químicas e biológicas do solo, proporciona o aumento da matéria orgânica, o fornecimento, a mobilização e a disponibilização de nutrientes, ajudando no combate a nematoides, invasoras e na diminuição de doenças e pragas. Os adubos minerais possuem baixa solubilidade e a presença de matéria orgânica no solo permite a liberação destes elementos de forma lenta, para que as plantas possa absorvê-los de acordo com suas necessidades, tais como: calcários (dolomíticos, calcíticos, calcários de conchas), pó de rocha, fosfatos naturais e as cinzas. Portanto, os adubos orgânicos são importantes, pois ele aumenta a matéria orgânica do solo, a presença de microorganismo e ajuda na composição química, física e biológica do solo.

Referências

ALMEIDA, D. L. Contribuição da adubação orgânica para a fertilidade do solo. 1991. 192f. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Itaguaí,1991.

BUSATO, J. G. Química do húmus e fertilidade do solo após adição de adubos orgânicos. 2008. 135 f. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2008.

RAIJ, B. van. Fertilidade do solo e adubação. São Paulo: Editora Ceres, 1991. 343p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com