TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21 - Prática diária sustentável

Tese: Agenda 21 - Prática diária sustentável. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

NOME

RA

Agenda 21 – Práticas diárias Sustentáveis

Todo homem como um ser transformador têm em suas mãos a capacidade de modificar, alterar e usufruir dos recursos que o planeta nos oferece.

Durante séculos usamos de forma excessiva e abusiva sem nos preocuparmos com as futuras gerações. Hoje governos, ONG’s, instituições elaboram projetos para que nações, sociedades e cidadãos comuns tenham direito a infraestrutura básica: como água, energia elétrica, saneamento básico (esgoto) e ambiental (resíduos sólidos).

Muito se ouve falar sobre Sustentabilidade, que nada mais é que darmos condições de algo ou alguém existir, ou seja, ecologicamente dizendo darmos condições iguais para que todos (homens, animais, plantas) se beneficiem daquilo que encontramos na natureza, sem que isso cause impacto nos demais.

Utilizando dessa ferramenta: a Agenda 21, no texto abaixo encontramos Práticas diárias de Sustentabilidade, as quais só funcionarão se cada indivíduo torná-las em suas vidas um hábito.

O homem é um ser transformador, sua capacidade de criar e mudar coisas é incrível, mas ao longo dos anos essa habilidade tornou-se um inimigo, pois utilizando-se de forma tão agressiva os recursos naturais em nosso planeta, hoje não temos tanta certeza que as futuras gerações terão os mesmos recursos disponíveis daqui à 10 ou 20 anos.

Hoje todo indivíduo tem acesso às informações, e sabe que as mudanças em nossos hábitos de vida têm que ser imediatas, a conscientização tem que ser uma constante para que o desenvolvimento ocorra de forma sustentável.

A sustentabilidade depende de pequenas ações diárias, segue abaixo algumas dessas atitudes que cada um de nós podemos tornar hábitos diários em nossas próprias residências:

Economizando Energia:

 Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra janelas, cortinas, persianas e deixe a luz iluminar a casa;

 Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes mais econômicas;

 Desligue o monitor do computador, as proteções de telas também gastam energia. Que podem ser economizadas apenas ao apertar de um botão;

 Tirar dvd’s, televisores, rádios e outros aparelhos eletrônicos da tomada, notará uma economia em sua conta;

 Seja um voluntário do “apagão” apague sempre que encontrar luzes acesas desnecessárias;

Economizando na Alimentação:

 Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor;

 Durante o cozimento, mantenha a tampa da panela fechada, com a concentração do calor você irá economizar gás de cozinha;

 Evite desperdícios, veja se a quantidade de comido produzida durante as refeições estão sendo totalmente consumidas, para não jogar comida fora;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com