TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agroinformatia Na Agronomia

Exames: Agroinformatia Na Agronomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Hoje em dia os computadores estão presentes em diversas atividades e em varias áreas de atuação. Sendo utilizada para gerenciamento transições bancária, comercialização, controle de estoque, e para outras diversas atividades. É quase impossível descrever todos os usos que se pode dar a um computador.

No nosso universo temo o uso dos computadores na agricultura e na pecuária. Seu uso vem crescendo cada vez mais, assim tendo uma redução maior em equipamentos e uma melhor redução no preço final. Assim o computador se torna mais acessível ao usuário ou seja o agricultor.

O rápido desenvolvimento da tecnologia trousse vantagens com os custos dos equipamentos e auxiliando na coleta de dados e processamento sendo assim de uma maneira mais eficaz nos processos produtivos, inclusive na agricultura.

Assim a informação passa ser valiosa e considerada como mais um insumo no processo produtivo. A informática representa, dessa maneira, um auxilio grandioso na agricultura reduzindo os custos, seja ela técnica u de mercado.

Outra resposta é que a redução da margem de lucros e da competitividade na atividade agropecuária inibe, num primeiro momento, os investimentos em modernização, o que faz com que haja um continuo atraso ou adiamento na adoção dessa nova ferramenta ou tecnologia na fazenda.

1 AGROINFORMATCA NA AGRONOMIA

Nos dias atuais, o mundo encontra-se em rápido processo de transição da sociedade industrial para a sociedade da informação, considerada por muitos como uma revolução em escala bem maior e global e de ciclo bem menor que o experimentado pela revolução industrial. Neste processo de transição, a informação tem sido apontada como a principal fonte do poder, em substituição ao capital, principal fonte de poder da sociedade industrial. Também as empresas estão passando por um processo drástico e rápido de reorientação e reestruturação, visando sempre buscar respostas para satisfazer as necessidades e expectativas dessa nova sociedade.

A principal fonte provedora desta mudança tem sido o intenso emprego do recurso informação, associado às tecnologias facilitadoras de coleta, processamento, armazenamento e disseminação, conhecidas como Tecnologias da Informação. Cada vez mais, as empresas têm recorrido a esta tecnologia para a adequação de seus empreendimentos ao novo formato de operação exigida pelo mercado nacional e internacional.

Neste contexto, as atividades agrícolas deixam de ser uma mera fazenda para se tornarem uma empresa agrícola, exigindo um controle mais eficiente. Entretanto, as empresas buscam não somente um sistema de gestão informatizado, mas profissionais competentes para supervisionar ou coordenar resultados desejados.

O agrônomo do futuro surge não somente para atender essa nova demanda, mas também para quebra de alguns paradigmas. Além de deter conhecimentos em Ciências Agrárias passa a necessidade de complementar sua formação em Tecnologia da Informação.

Assim fazendo que surgisse alguns sistemas para facilitar essa nova geração e o desenvolvimento campo, alguns sistemas citados a baixo:

SISTSAN - Sistema especialista para higiene e sanificação em laticínios.

SAEG- Sistema para análises estatísticas.

PROGRESSA - Acompanhamento de doenças de plantas.

PROLIN- Sistema de programação linear.

SOLAR - Sistema inteligente de apoio à decisão para o planejamento de propriedades agrícolas (Parceria com a ELEKEIROZ S.A.).

NUTRICALC - Recomendações de adubação para a cultura do eucalipto.

ACQUA-SIST - Sistema especialista para avaliação da qualidade da água.

SISTEMA ESPECIALISTA / GADO DE LEITE - recomendação de práticas de manejo de rebanho .leiteiro

GIS - Aplicações na área de sistemas de informações geográficas.

SIAD-FRANGO - Sistema inteligente de apoio à decisão para o gerenciamento de programas de alimentação em abatedouros.

GENES - Software aplicado à área de genética e estatística experimental.

SIMULAÇÃO DE SECAGEM - Programa didático sobre secagem e armazenamento de grãos.

MAXBOMBAS - Software para seleção de bombas centífugas e motores elétricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com