TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronomia

Dissertações: Agronomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

ÉPOCA - Desde que haja meios de irrigação, o cultivo de jabuticabeiras pode ocorrer o ano todo. Porém, recomenda-se iniciar a atividade na época das chuvas. Elas se dão bem em regiões de clima ameno e tropicais com períodos de temperatura baixa.

LOCAL - Para o plantio, os solos devem ser férteis e profundos. Também é indicado que tenham boa umidade, em especial na época da floração e frutificação. Os espaçamentos podem variar de 7 x 7, 7 x 8 e 8 x 8 metros em pomares comerciais. Quando o cultivo ocorrer em quintais, chácaras ou mesmo em locais com área restrita, as medidas podem ser diminuídas para 5 x 5 ou 6 x 6 metros.

PROPAGAÇÃO - O método mais rápido é o da enxertia e estaca, que permitem iniciar a produção em quatro ou cinco anos. A propagação pode ser também por sementes, mas é um processo mais demorado. Providencie um porta-enxerto com 20 centímetros de comprimento e com a espessura de um lápis. Abra uma fenda de meio centímetro para colocar o enxerto. Proteja o corte com uma fita plástica amarrada e envolva toda a parte superior da muda com um saco plástico transparente. Ele deve ser retirado apenas quando o broto atingir seis centímetros e a fita, após 60 dias.

TRANSPLANTE - Com 50 a 70 centímetros, as mudas estão prontas para o transplante. Trinta dias antes, porém, aumente a exposição delas ao sol para uma climatização. Escolha dias nublados para levar as mudas até as covas de 60 x 60 x 60 centímetros, tamanho que facilita o desenvolvimento das raízes.

PODA - São necessárias apenas as podas de formação e de limpeza. Deixe a copa a 80 centímetros do solo e sem galhos secos e doentes para receber luz e ar em seu interior. Copas arejadas beneficiam a floração e a frutificação. Abundantes, as flores e os frutos podem ser desbastados para obter tamanho e forma padronizados, característica importante na hora das vendas. Com escova de cerdas duras, limpe os troncos floridos e deixe um espaço de dois centímetros entre os frutos.

COLHEITA - As jabuticabeiras frutificam em abundância, entre 50 e 200 quilos por planta. Contam com uma ou duas produções ao ano, entre agosto e setembro e janeiro e fevereiro. As frutas devem ser consumidas logo após a colheita, pois são difíceis de conservar e podem fermentar rapidamente.

CUSTOS - Há uma grande variação nos preços das mudas de jabuticabeirais. Dependendo do tipo de propagação e da fase de desenvolvimento delas, chegam a oscilar de cinco a 200 reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com