TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrotóxicos E Suas Consequências Para O Meio Ambiente

Dissertações: Agrotóxicos E Suas Consequências Para O Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

CONSEQUÊNCIAS PARA O MEIO AMBIENTE

Apesar das inúmeras consequências positivas apresentadas na utilização dos agrotóxicos, como a maximização das colheitas e a eliminação de pragas e obstáculos que surgem durante o crescimento da planta, também é de grande importância ressaltar que as resultados negativos atuam em várias esferas, agindo de modo prejudicial no ar, na água, nos animais, no homem, no solo e no próprio ser vegetal.

O uso do agrotóxico implica um comprometimento do solo, já que este, é extremamente afetado pelo compostos químicos presentes na substância, que são capazes de destruir os organismos responsáveis pela decomposição, as minhocas, encarregadas parcialmente por manter o solo estável, seriam também afetadas e mortas, com a falta destes seres “fertilizadores” e o uso constante da terra, a esterilidade do local se torna um problema próximo. Os fungicidas e os herbicidas são os que contém os resíduos mais prejudiciais ao solo, e seu uso, portanto, exige um cuidado elevado, em determinadas áreas, a terra pode ficar demasiadamente pobre, acarretando a erosão e a desertificação.

Além de que, as pragas e doenças repelidas por tais métodos, aprimoram-se ao longo do tempo, adaptando-se ás novas condições em que são forçadas a conviver, assim, a longo prazo, inúmeras espécies super-resistentes iriam se desenvolver e voltar a atacar os plantios, obrigando o agricultor de grande escala a investir em agrotóxicos mais potentes ou em maiores quantidades, revertendo seus gastos no preço das mercadorias, enquanto que, a maiorias dos agricultores de pequena escala não conseguiriam manter os padrões necessários e sucumbiriam à falência.

Pode ser também disseminado através do ar, principalmente por meio de aviões que têm a finalidade de despejar grandes quantidades de agrotóxico na plantação, logo, suas proximidades teriam um ar contaminado que prejudica as pessoas e os animais, além de outros tipos de vegetação. A contaminação se dá tanto no momento da aplicação, quando a substância se perde antes de atingir sua finalidade e gradativamente, depois de atacar seus alvos.

A água, vítima destes resíduos tóxicos, transporta o agrotóxico para os lençóis freáticos, contaminando cada vez mais áreas hídricas. Com a água afetada, é fácil imaginar os riscos estrondosos em diversos organismos. Os animais que a bebem, sofrem danificações no organismos, o gado, por exemplo, pode ter contato tanto com água quanto com o capim intoxicado acidentalmente, a carne se torna comprometida lesionando o ser humano que a consome. Os seres aquáticos também sofrem com a mudança química do ambiente em que vivem, diversas espécies podem ser levadas à morte, assim, o equilíbrio natural é desestruturado, cadeias alimentares rompidas e a proliferação exagerada de determinados animais.

A humanidade passa a perceber gradualmente através de pesquisas o quão infectada está a nossa água, estudos realizados pela Unicamp ressaltam que foram encontrados traços de agrotóxico na água potável de 16 capitais brasileiras, enquanto o Departamento de Água e Esgotos detectou resquícios do agrotóxico utilizados na plantação de cana de açúcar no Aquífero Guarani de Ribeirão Preto. Ambas indicam que as quantidades percebidas não são prejudiciais ao ser humano na quantidade em que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com