TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agência Estado

Tese: Agência Estado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  Tese  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 6

A partir de 2007, as escolas que ministram o ensino fundamental matricularão no 2º ano, alunos que comprovem ter cursado o 1º ano do ensino fundamental.

Ficou decidido, também, que durante o ano de 2006, o Conselho Estadual de Educação, as escolas e os sistemas de ensino deverão promover estudos, debates e entendimentos para adequação dos respectivos projetos pedagógicos, garantindo a matrícula aos seis anos e o ensino fundamental de nove anos.

Atenciosamente,

J.Piaget Sistema de ensino Multimídia

Escolas privadas de SP terão fundamental de 9 anos em 2007

Agência Estado | 11.12.2006 | 15h27

Apesar de a rede pública de ensino em São Paulo só vir a dotar o sistema de nove anos para o ensino fundamental em 2008, cerca de 90% das escolas particulares do Estado devem entrar no novo esquema já no ano que vem.

A estimativa é do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp), que fez pesquisa informal com boa parte das 6.030 escolas de ensino fundamental. “Para a escola particular é mais simples porque ela já atende essas crianças de 6 anos. O 1º ano passa a funcionar com o mesmo conteúdo que já era dado na pré-escola”, diz o presidente do Sieeesp, José Augusto de Mattos Loureiro.

As mudanças têm ocorrido na estrutura das escolas. O Colégio Radial, na zona sul de São Paulo, oferecia apenas o ensino fundamental e agora se prepara para receber as crianças de 6 anos. “Montamos cantinhos de leitura, brinquedoteca e adaptamos os banheiros”, diz a diretora Marta Millego de Castro.

A Prima Escola Montessori já tinha o ensino infantil, mas vai transferir os alunos de 6 anos para o 1º ano do fundamental. Segundo a diretora Maria Angelina Francischini, um novo projeto pedagógico foi pensado durante este ano, antes de fazer a mudança. “Haverá ainda a preocupação com a motricidade”, exemplifica.

A nova lei prejudica escolas que oferecem apenas o ensino infantil, já que perderão os alunos de 6 anos. Em Jaú, a Escola Girassol resolveu aceitar a proposta de um colégio maior e fechou uma parceria. Os alunos de 6 anos serão enviados para um colégio de ensino fundamental, que fica a um quarteirão da Girassol, e serão coordenados pela antiga escola.

“Fizemos o projeto pedagógico e uma professora nossa dará as aulas do 1º ano. Assim, as crianças não perdem a continuidade”, explica a diretora da Girassol, Maria de Fátima Pupo. A escola deve também receber parte do valor das mensalidades desses alunos.

Um terço dos alunos já tem 9 anos de aula no ensino fundamental

O Estado de São Paulo – Renata Cafardo

Já são 10,6 milhões de estudantes no País a estudar no novo modelo, cujo prazo para implantação total é 2010.

Quase um terço dos alunos de 6 a 14 anos do País já estuda em escolas com o ensino fundamental de nove anos de duração. Em vez de 1ª a 8ª séries, eles cursam do 1º ao 9º ano – a nomenclatura também mudou. São 10,6 milhões de estudantes, segundo os primeiros resultados do Censo Escolar 2006. O aumento em um ano no fundamental foi aprovado em fevereiro e o número de alunos em escolas que já aderiram à nova lei cresceu 31,5%, o que representa cerca de 2 milhões de crianças.

Algumas redes já haviam mudado voluntariamente antes da norma. Mas todas as escolas particulares e públicas brasileiras terão de criar uma série a mais no ensino fundamental até o fim de 2010. Hoje, são cerca de 50 mil escolas. O objetivo da lei, que ainda confunde muitos pais de alunos, é principalmente o de incluir crianças pobres de 6 anos que estão fora da escola. Elas passam a cursar o novo 1º ano. Isso porque apenas o ensino fundamental é considerado obrigatório pela Constituição – ou seja, as redes não podem deixar de oferecê-lo a todas as crianças dessa faixa etária. Atualmente, segundo o IBGE, 28% das crianças de 4 a 6 anos estão fora da escola.

Para o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Francisco Chagas, o crescimento do fundamental de nove anos foi ’significativo’. ’A mudança não é automática, as escolas precisam preparar um projeto pedagógico e o espaço. Não é só transferir o conteúdo que era dado aos 7 anos para as de 6 anos’, diz. As escolas e as redes têm autonomia para elaborar seus currículos para o 1º ano, mas o MEC tem promovido discussões e publicado documentos sobre o assunto.

Os pais ainda têm dúvidas. ’Prefiro que ele tenha mais tempo para brincar do que fique quatro horas com o bumbum na cadeira’, diz Soraia Valdez Moreno, mãe de Gustavo, que acabou de completar 6 anos. Ela preferiu manter o filho no ensino infantil em 2007 do que transferi-lo para o fundamental numa escola maior. Em 2008, no entanto, ele irá direto para o 2º ano.

Segundo educadores, se a escola infantil é de qualidade, não há problemas em manter a criança lá. A educadora da Universidade de São Paulo (USP) Silvia Colello explica que o novo 1º ano terá mesmo de incorporar características do ensino infantil. ’Atividades lúdicas, de arte e de recreação precisam continuar. Assim como a experiência do mundo letrado, como ouvir histórias, escrever cartinhas’, explica.

Ela enfatiza a importância de adaptar salas de aula e parte da escola para receber essas crianças menores. ’A escola infantil é sempre mais alegre, mais afetiva, mais flexível. Colocar a criança de 6 anos no espaço do fundamental, cheio de regras e horários, é uma perda.’

A engenheira Kumiko Kissimoto diz que aprova a fase de ’mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com