TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetizaçao No Cilco De Aprendizagem

Trabalho Escolar: Alfabetizaçao No Cilco De Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese

Avaliação no Ciclo de Alfabetização.

Tauá-Ce

Colégio Antônio Araripe

Professora: Sharlene de Lima Feitosa Moura

Turma: 1º Ano

Avaliação no Ciclo de Alfabetização.

Pensar em educação nos dias de hoje e nos seus processos de avaliação como métodos inclusivos, nos remete até a década de 80 na chamada pedagogia tradicional e seus procedimentos classificatórios de avaliação, onde não eram funcionais, uma vez que se apropriavam de praticas escolares, como procurar guardar na memoria tudo que se podia, para tornar evidente que sabia o conteúdo em uma única avaliação sistemática e de caráter excludente chamado “prova’. Através desse método, os alunos eram classificados e separados entre os que detinham o saber e o conhecimento, e os que não estavam aptos a essa capacidade.

A partir desse período, com o surgimento de novos estudos e teorias, e através de trabalhos desenvolvidos por estudiosos como Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o fracasso escolar passou a ser visto sob uma nova ótica, não como um problema de deficiência cognitiva dos alunos de classes mais populares, como era visto anteriormente, e sim passou a ter desde então um campo de hipóteses com teorias questionáveis na prática de ensino da alfabetização, como por exemplo o questionamento: porque os alunos não aprendem?.

Houve então um novo direcionamento a respeito do fracasso escolar com novas abordagens á prática tradicional de alfabetização e seus métodos avaliativos, em uma proposta pedagógica construtivista e interacionista, que incluísse todos os alunos nesse processo.

Nessa perspectiva, a avaliação no ambiente escolar passa a ser um instrumento de identificação dos conhecimentos já adquiridos e desenvolvidos pelos alunos, com o objetivo de ampliar suas aprendizagens, considerando o individuo na sua singularidade e totalidade. Uma vez diagnosticando as dificuldades e defasagens dos alunos, o professor poderá ajustar sua prática de ensino, fazendo da avaliação um procedimento presente em todas as atividades da sala de aula, e não sendo vista como um único fim (prova), como anteriormente.

Dessa forma há uma necessidade de detectar o que de fato atende aos alunos e o que precisa ser retomado pelo professor, para que através de novas estratégias mais adequadas, o processo de ensino e aprendizagem seja concluído de maneira satisfatória, levando em conta o que cada individuo traz no seu perfil como valores, saberes, considerando suas experiências, conhecimentos prévios, capacidades, conquistas e possibilidades.

Enfim tomando como referência tudo o que foi exposto, é preciso repensar a prática de ensino e aprendizagem e seu método de avaliação de modo que corresponda a dinâmica de ensinar e aprender, levando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com