TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização é Educação Matemática Qual é A Nossa Concepção?

Trabalho Universitário: Alfabetização é Educação Matemática Qual é A Nossa Concepção?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetização é Educação Matemática qual é a nossa concepção?

Esse trabalho propõe algumas reflexões e encaminhamentos teóricos para o ensino da matemática (alfabetização matemática), esses encaminhamentos convergem para uma compreensão linear do conhecimento científico. E o conhecimento científico representa um todo harmonioso,cujos avanços se desenvolveram e ainda se desenvolvem sem contradições. No entanto,a ciência pode ser vista sobre outra perspectivas,onde ela é concebida como algo integrado ao movimento sociocultural.

Logo, a didática em Educação matemática não esta sendo capaz de contrapor o conhecimento matemático estanque, imutável. É necessário superarmos Alguns equívocos que a matemática é uma ciência dura, que só se preocupa com os números e não com os problemas humanos, portanto cabe aos educadores construir uma visão de que a aprendizagem matemática esta vinculada a nossa existência histórica.

A alfabetização matemática é a aprendizagem da leitura e da escrita na linguagem matemática, onde os alunos precisam aprender matemática resolvendo problemas, sendo esses problemas do cotidiano, de cunho social, lúdico, entre outros. Alem disso os problemas fechado classificam em exercícios de reconhecimento, exercícios algoríticos e problemas de aplicação. Já os outros problemas se classificam em problemas de pesquisa aberta e situações-proplemas.

É evidente, e cabe destacar que o ensino e aprendizagem de matemática devem ser baseados nos problemas fechado, problemas abertos, conceitos, linguagem, cálculos, historia da matemática, jogos e desafios.

Nesse contexto, percebemos que o educador não deve ensinar “continha” isoladas, pois é mais importante resolver um problema do que efetuar uma simples operação matemática,e os problemas propostos são importante pois envolvem situações reais ligado a sociedade em que vivemos, logo percebemos que a resolução de problemas é o eixo organizador da aprendizagem de matemática.

No entanto, A resolução de problemas não é a única forma de ensinar matemática, e necessário trabalhar conceitos, cálculos e linguagens matemática. Cabe aos educadores sedimentar nos alunos os valores do conhecimento para seus alunos sejam homens capazes de compreender a sociedade.

Enfim, a alfabetização matemática deve contribuir para o aprimoramento do pensamento reflexivo, ou seja, desenvolver cada vez de forma mais elaborada para que possa interferir na realidade, a matemática não deve ser vista como um campo da ciências desvinculada das relações sociais e caracteriza-se como forjada pelas necessidades da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com