TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alface

Projeto de pesquisa: Alface. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A alface (Lactuca sativa L.) originou-se de espécies silvestres, atualmente ainda encontradas em regiões de clima temperado, no sul da Europa e na Ásia Ocidental. Sua introdução no país foi feita pelos portugueses. É uma planta herbácea delicada com pequeno caule, no qual as folhas crescem em forma de roseta, podendo ser lisas ou crespas formando ou não cabeça com coloração em vários tons de verde, ou roxa, conforme a cultivar. Apresenta ciclo curto, grande área foliar e sistema radicular pouco profundo, exigindo solos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica e com boa quantidade de nutrientes prontamente disponíveis a planta.

Normalmente, é produzida em cinturões verdes próximos aos grandes centros consumidores, dada a alta perecibilidade do produto no período de pós-colheita, oriunda de seu alto teor de água e grande área folia. Nos locais de produção é exigida além da qualidade, quantidade e principalmente regularidade de oferta do produto para atender o mercado consumidor durante o ano todo.

A alface tem grande importância na alimentação e saúde humana destacando-se, principalmente, como fonte de vitaminas e sais minerais, constituindo-se na mais popular hortaliça, tanto pelo sabor e qualidade nutritiva e principalmente pela facilidade de aquisição e produção durante o ano todo e do seu baixo custo, sendo, ainda, considerada como uma planta que apresenta propriedades tranquilizantes.

Por ser um produto perecível, a alface é consumida in natura onde seu maior consumo é na forma de saladas cruas e sanduíches, sendo as regiões Sul e Sudeste as maiores consumidoras. É uma das hortaliças folhosas mais presentes na dieta da população brasileira, ocupando importante parcela do mercado nacional, dessa forma a alface vem adquirindo uma importância econômica crescente no país.

2. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

2.1. Alface

A variedade de alface utilizada no presente trabalho foi do tipo crespa, denominada Regina.

2.2. Preparo das mudas

A produção de mudas pode ser feita em bandejas de isopor e tem a vantagem de facilitar a semeadura e o manuseio das mesmas; permitir melhor controle sanitário e nutricional; facilitar o transporte para o local definitivo; e reduzir a necessidade de replantio.

Recomenda-se utilizar bandejas com 200 células. Entretanto, alguns viveiristas têm utilizado bandejas com 288 células, com tendência para se utilizar bandejas com até 400 células. Nesse caso, em função do pequeno volume de substrato disponível em cada célula, as mudas se formam com pequeno volume de raízes, aumentando o risco de ocorrência de deficiência nutricional.

As mudas devem ser uniformes, evitando-se o uso daquelas muito pequenas, que ficam facilmente enterradas, e de mudas muito estioladas, que são facilmente danificadas durante o transplante com máquinas.

Porém, neste trabalho as mudas não foram produzidas e, sim, compradas.

2.3. Clima

A alface é adequada para ser cultivada em regiões com temperaturas amenas, entre 20 e 25 graus, mas há no mercado variedades com capacidade para se desenvolver o ano todo. O importante é ter cuidado ao escolher as sementes na hora da compra, de acordo com o clima da época ou da região. Altas temperaturas e muita luminosidade provocam o florescimento precoce.

2.4. Plantio

Primeiramente, realizou-se a capina da área, demarcação e levantamento do canteiro, sendo que este apresentou uma área de 1,20 m x 19,20 m, contendo corredor de 0,60 m. No mesmo dia, procedeu-se uma adubação com torta de filtro, na qual foi adicionado 90 kg.

Na semana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com