TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguma coisa

Por:   •  21/11/2015  •  Monografia  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

Acabei me atrasando na participação deste fórum, porém segue minhas contribuições acerca das perguntas propostas no início da atividade.

a)     Como se constituem história e pensamento únicos?

De acordo com a palestra de Adichie é possível afirmar que as histórias e os pensamentos únicos são construídos por meio da propagação de estereótipos, a veiculação insistente de uma única versão de uma história contribui para a formação de um pensamento único, geralmente excludente. Se relacionarmos isso à história de um povo, observaremos que a homogeneidade ocasionada pelas concepções de história e pensamento únicos desconsiderará a pluralidade dos indivíduos e dos aspectos sociais e culturais que coexistem dentro desta sociedade.

b) Quais conteúdos para as séries iniciais poderiam ser pensados tendo como referência o vídeo;

Existe uma infinidade de conteúdos que podem ser trabalhados não apenas nas séries iniciais, mas ao longo de toda a Educação Básica e que visam à desconstrução dos estereótipos e à visão limitada sobre determinados assuntos. A Lei 10.639/03 versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, trata-se também de um conteúdo propício à compreensão da quebra dos estereótipos e da desconstrução do pensamento único.

Além disso, a interdisciplinaridade também auxilia na formação das crianças por meio da adoção de pontos de vistas que partem das diversas ciências que compõem o currículo.


c) Como podemos desnaturalizar “as verdades” acerca da sala de aula e o ensino público tendo como referência o vídeo.

Assim como mencionado pela Rosirene, creio que seja preciso pensar sobre quais são essas “verdades”, e a partir disso refletir e propor situações em que tais estereótipos sejam desconstruídos. Além disso, sinto a necessidade de utilizar o termo “salas de aula” e não sala de aula, uma vez que o termo utilizado implica em mais uma vez tratar o assunto de forma homogênea, desconsiderando a pluralidade das características destes ambientes no espaço educacional, os quais são influenciados pelas características individuais, sociais, históricas, culturais e econômicas de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.


d) Qual o lugar das crianças no mundo e na história?

De um ser que desenvolve um papel ativo na construção da história, sujeito de direitos previstos em leis já mencionadas pelos colegas. As crianças são coautoras da construção dos aspectos históricos, sociais e culturais na sociedade em que estão inseridas. Portanto, como parte integrante da sociedade, devem ter uma educação que vise à formação cidadã, que auxilie no processo de ação e reflexão, permitindo-lhes agir criticamente na sociedade.

Apresentando minhas primeiras contribuições a cerca da temática, destaco antes de qualquer coisa, que fiquei muito impressionado com os vídeos da contadora Chimamanda  Adiche. Além de apresentar suas considerações, baseadas em suas próprias reflexões e/ou vivências, Adiche toca em assuntos de grande relevância, levando em conta a necessidade de formar cidadãos críticos, participativos e aptos a exercerem sua cidadania na sociedade. Outro ponto de grande relevância em suas considerações que me chamou atenção, foi a importância dada a leitura e a escrita, no processo do não pensamento único. Essa consideração, me remete particularmente, aos estudos e/ou concepções anteriormente exploradas na disciplina de Alfabetização e Letramento, da qual enfatiza a busca e a atual necessidade por formar cidadãos letrados e não apenas, alfabetizados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com