TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Na Educação Infantil

Artigo: Alimentação Na Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Saúde na educação infantil

Em 1954, a Comissão de Especialistas em Educação em Saúde da Organozação Mundial da Saúde – OMS colocou a necessidade de serem realizadas, dentro do espaço escolar, diversas atividades que favorecessem a promoção da saúde, e não somente o trabalho de transmissaõ de conhecimentos sobre aspectos relacionados à saúde. Neste sentido, foi apresentada uma abordagem inicial ao conceito da Escola Promotora de Saúde.

Até 1996, por resolução da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Naconal (LDBEN) 5692, o tema saúde era abordado dentro do referencial curricular escolar, utilizando como designação a referencia Programas de Saúde, sem ser incorporado como disciplina curricular, e sim como um trabalho a ser desenvolvido de modo pragmático e contínuo (Brasil, 1996a).

O objetivo desse trabalho, segundo o parecer CFE nº2.264/74, era levar “a criança e o adolescente ao desenvolvimento de hábitos saudáveis quanto à higiene pessoal, à alimentação, à prática esportiva, ao trabalho e ao lazer, permitindo-lhes a sua utilização imediata no sentido de preservar a saúde pessoal e a dos outros” (Brasil, 1996, p.43).

Já com a nova LDBEN 9394 e a construção dos Parâmentros Curriculares Nacionais, a saúde no campo da educação passou a ser considerada como um tema transversal, expondo a necessidade de se assegurar uma ação integrada e intencional entre os campos da educação e da saúde, uma vez que ambos se pautam, fundamentalmente, nos princípios de formação da consciência crítica e no protagonismo social (Brasil, 1997a, 1996b).

Os Parâmentros Curriculares Nacionais, dentro do capítulo relacionado ao tema transversal saúde, sugerem que toda escola deve incorporar os princípios de promoção da saúde indicados pela OMS, com os objetivos de fomentar a saúde e o aaprendizado em todos os momentos; integrar profissionais de saúde, educação, pais, alunos, e membros da comunidade, no esforço de transformar a escola em um abiente saudável; implementar práticas que respeitem o bem estar e a dignidade individual e implementar políticas que garantam o bem estar individual e coletivo, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento em um anbiente saudável, com a participação dos setores da saúde e educação, família e comunidade. Assim, o desenvolvimento do trabalho com as escolas Promotoras de Saúde, que já era um movimento internacional, começa a ter força também no Brasil (Brasil, 1997a).

Colaborando com essa ideia, em 1998, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Politicas de Saúde, instituiu o Projeto Promoção da Saúde, objetivando elaborar e desenvolver uma política nacional de promoção da saúde. Para o desenvolvimento do seu plano de ação, foram previstas as seguintes linhas de atuação: Promoção da Saúde da Família e da Comunidade, Promoção de Ações contra a violência, Capacitação de Recursos Humanos para a promoção e Escola Promotora de Saúde, Espaços Saudáveis e Comunicação e Mobilização Social (Brasil, 1998).

Com essa dupla preocupação ministerial, o tema da promoção da saúde na escola torna-se um eixo de importante trabalho em nível nacional, deixando clara a visão de que a escola é um espaço de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante, no qual se adquirem valores fundamentais. A escola é o lugar ideal para se desenvolverem programas de Promoção e Educação em Saúde de amplo alcance e repercussão, já que exerce uma grande influência sobre seus alunos na setapas formativas e mais importantes de suas vidas.

Importancia da alimentação para a criança na fase pré-escolar

A fase pré-escolar é contemplado entre 1 e 6 anos de idade. Neste período, o ritmo de crescimento da crioança reduz comparado ao 1º ano de vida, mas a dieta é fundamental para garantir o crescimento e desenvolvimento da criança. Alguns fatores podem interferir na alimentação do pré-escolar como a maneira como os alimentos são introduzidos, o tipo de aleitamento oferecido nos pimeiros seis meses e as influências dos hábitos alimentares da família. Este último é fator primordial para garantir o aprendizado da criança a respeito da variedade e moderação dos alimentos e o bem estar físivo, social e mental das crianças.

Referências:

BRASIL. Ministério da educação e do Desporto. Secretaris da Educação Fundamental.Referenciais Curriculares Nacionais. Brasília, 1997a.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997b.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5692. Brasília, 1996a.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394. Brasília, 1996b.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Promoção da Saúde. 1998. Disponível em : <http//www.saude.gov.br/sps>.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »