TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos E Seus Nutrientes

Casos: Alimentos E Seus Nutrientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

1- Oque são os guias alimentares.

R: É a chave para uma alimentação equilibrida. Os guias de alimentação tem como objetivo oferecer recomendações dietéticas por meio de comunicados à população, com o intuito de promover o bem estar nutricional. As informações são baseadas em uma variedade de dados disponíveis que inclui a relação existente entre a alimentação e a saúde dos indivíduos.

Há vários tipos de iconografias , cada país adotou um. No Brasil oque se utiliza é a iconografia de uma pirâmide alimentar, que elaborou uma série de guias alimentares, específico para crianças e adultos.

2- Como e em qual situação deve ser utilizada a pirâmide de alimentos.

R: A pirâmide alimentar tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável. Acima de 2 anos de idade, o profissional da área de nutrição planeja o programa alimentar, pois esta varia conforme: sexo , peso, idade, altura e necessidades individuais. Em média a maioria dos indivíduos necessita de pelo menos, um número mínimo de porções, dentro das variações recomendadas.

3- Quais são os alimentos que representam as fontes alimentares dos carboidratos e porque eles são importantes para nutrição.

R: Os carboidratos (glicídios e hidratos de carbono) são considerados as principais fontes alimentares para produção de energia , além de exercer inúmeras funções metabólicas e estruturais no organismo. As principais fontes de carboidratos são: massas, grãos, vegetais, melado e açúcares. Fornecem combustível para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas para o sangue. A ingestão insuficiente desse macronutriente trás prejuízo ao sistema nervoso central e outros. Estão presentes, na maioria das vezes, nos alimentos de origem vegetal.

4- Quais são os alimentos que representam as fontes alimentares das prolteínas e porque eles são importantes para nutrição.

R: Leguminosas como feijão, soja, grão de bico, são alimentos fundamentais para a saúde, por serem um dos alimentos vegetais, mais ricos em proteínas. Carne, leite e derivados, aves, peixes e ovos são proteínas completas, contém todos os aminoácidos de que os seres humanos necessitam para o crescimento e manutenção do corpo.

A proteína faz parte da estrutura dos seres vivos, com relação multifuncional como a defesa, o hormônio e o transporte.

5- Quais são os alimentos que representam as fontes alimentares das vitaminas e porque eles são importantes para nutrição.

R: São elementos nutritivos essenciais para a vida. Em sua maioria possuem na estrutura composto nitrogenados, os quais o organismo não é capaz de sintetizar, e que se faltarem na nutrição , provocarão manifestação de carência ao organismo .

São substâncias que participam do processo de liberação de energia no organismo. Os diversos tipos de vitaminas podem ser encontrados nas frutas e legumes. No caso da vitamina D, ela é produzida na pele exposta ao sol. Exemplo de ação da vitamina no organismo : as oxidantes, que protegem as células contra os radicais livres , etc.

6- Quais são os alimentos que representam as fontes alimentares dos minerais e porque eles são importantes para nutrição.

R: Eles são responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com